EnglishEspañolPortuguês

SÃO LUÍS (MA)

Aposentada é alvo de denúncia após acolher mais de 100 cães sem lar

15 de agosto de 2021
Elys Marina | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Divulgação | MP-MA

O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) retirou 20 cães da residência de uma aposentada de 79 anos no bairro do Cohaserma, em São Luís. De acordo com o MP-MA, estima-se que na casa da idosa tenha mais de 100 cães.

A ação é a segunda realizada pelo MP-MA na casa da idosa neste ano. A medida judicial começou a ser cumprida no último mês de fevereiro, com a retirada de 15 cachorros. A retirada progressiva dos animais é resultado de uma decisão judicial da 7ª Vara da Fazenda Pública, tomada após ação da 16ª Promotoria de Justiça Especializada de São Luís.

Na última quinta (12), 20 cães foram resgatados do local e levados para o Centro de Controle de Zoonoses, onde serão examinados por uma equipe de veterinários, farão exames clínicos e posteriormente serão disponibilizados para adoção.

“As condições de lá são as piores, um local muito insalubre. Todos os cômodos da casa têm cachorros, fezes, então é muito degradante a cena que a gente viu lá dentro”, relatou o tenente Jota Júnior, da Polícia Militar do Maranhão.

Divulgação | MP-MA

Toda operação foi coordenada pelos promotores de Justiça Cláudio Rebêlo Alencar (Defesa do Meio Ambiente) e José Augusto Cutrim (Defesa do Idoso) e contou com a  participação de diversos órgãos públicos municipais de São Luís e do Estado do Maranhão, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, médicos, enfermeiros e agentes de limpeza, além de instituições da sociedade civil e pessoas da comunidade.

O MP-MA continua investigando se tem alguém que está trazendo mais animais para dentro da casa da idosa. Vizinhos fizeram diversos vídeos flagrando a chegada de animais ao local, sendo que um dos vídeos registra homens do Corpo de Bombeiros levando um cachorro para a residência.

“A informação é da existência de uma ONG, que estaria trazendo os animais. Essa é a denúncia que estamos apurando. E que a presidente dessa ONG seria uma coronel reformada dos Bombeiros. Ela (a coronel) já se manifestou no procedimento dizendo que apenas ajuda na manutenção dos animais. Ela não afirma que traz os animais, apenas que ajuda. Ela alega, em relação ao vídeo que mostra bombeiros levando um cachorro ao local, que pegou o animal que já estava na casa e levou para tratamento e estava trazendo o animal de volta. E o vídeo pegou só o retorno dele”, relatou o promotor de justiça Cláudio Rêbelo.

O titular da Promotoria de Justiça de Meio Ambiente disse que a grande quantidade de cães em uma região residencial exige uma abordagem de várias instituições.

“A situação causa danos à idosa, aos animais e à vizinhança. Daí a importância da ação do Ministério Público neste caso”, avaliou Rêbelo.

A decisão da 7ª Vara da Fazenda Pública determina que os animais sejam retirados progressivamente, até restarem cinco. Foi estabelecido que a idosa, que mora sozinha na casa alugada, seja inserida em programa de acompanhamento por equipe multiprofissional da Rede de Atendimento Domiciliar e de Atenção Básica, bem como por profissionais da Coordenação da Saúde Mental do município de São Luís para avaliação e tratamento médico e psicológico.

Você viu?

Ir para o topo