EnglishEspañolPortuguês

DEVASTAÇÃO

Pantanal registra primeiro incêndio de grandes proporções do ano em MT

Até o momento, pelo menos 1,5 mil hectares foram destruídos pelo fogo

11 de agosto de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ipam

O primeiro incêndio de grandes proporções do ano foi registrado esta semana no Pantanal de Mato Grosso. Na última segunda-feira (9), mais de 3 mil litros de água foram lançados nos pontos de queimada por meio da aeronave Air Tractor, disponibilizada pela Defesa Civil do estado. Nesta quarta-feira (11), outra aeronave chegou à região de Poconé, com capacidade de transportar 1,8 mil litros de água.

As autoridades lutam contra as chamas desde o último final de semana. Para abastecer os aviões que dão apoio às ações, um caminhão-pipa capta água do Rio Pixaim e transporta até uma pista de pouso em um ponto de apoio montado dentro de uma fazenda no quilômetro 54 da Transpantaneira. O trabalho de abastecimento leva cerca de 20 minutos.

No ano passado, a maior queimada da história destruiu 4 milhões de hectares do bioma, o que corresponde a 26% do Pantanal. Cerca de 4,6 bilhões de animais foram prejudicados pelos incêndios e ao menos 10 milhões morreram. “No ano passado essa cena foi mais comum. O pantanal é o bioma que mais queimou nos últimos 36 anos. Já queimou 57% da sua área em pouco mais de três décadas, o que coloca o bioma em risco”, afirmou ao G1 a diretora de Ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Ane Alencar.

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Combater os incêndios, segundo ela, fica cada vez mais difícil por conta das mudanças climáticas. A baixa umidade do ar e os ventos fortes colaboram para o avanço do fogo, que queima facilmente por conta da vegetação seca. Até o momento, pelo menos 1,5 mil hectares foram queimados.

A queimada começou após um trator usado por um fazendeiro pegar fogo. As chamas avançaram rapidamente e destruíram a vegetação da fazenda. As condições climáticas favoreceram o incêndio, que se alastrou e atingiu outras propriedades rurais, saindo do controle dos bombeiros.

Você viu?

Ir para o topo