EnglishEspañolPortuguês

ESTADOS UNIDOS

Raposa vermelha passa a integrar a lista de animais ameaçados de extinção

Por ter sido adicionada à lista, a espécie passará a ser protegida pela Lei de Espécies Ameaçadas

10 de agosto de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: National Park/Divulgação

Nativa do estado norte-americano da Califórnia, a raposa vermelha de Sierra Nevada está ameaçada de extinção e já integra a lista de espécies que correm o risco de desaparecer por completo na região. Para tentar evitar que a raposa seja extinta, o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA (FWS) anunciou que a espécie passará a ser protegida pela Lei de Espécies Ameaçadas.

Atualmente, segundo dados do FWS, existem de 18 a 39 raposas vermelhas na Califórnia. Além da Sierra Nevada, o sul da cordilheira Cascade, no Oregon, também é considerado um habitat da espécie. Mas apenas os animais que vivem na Califórnia serão protegidos pela lei por serem os únicos sob ameaça.

“Nossos parceiros estão implementando práticas de conservação que ajudarão a minimizar a fragmentação da floresta e limitar as atividades que poderiam perturbar as tocas dessas raposas raras”, informou Paul Souza, diretor regional do FWS Califórnia — região da Grande Bacia, em um comunicado. “Suas ações são fundamentais para a recuperação da espécie”, completou.

Incêndios florestais e a estiagem severa estão entre as ameaças às raposas vermelhas. De acordo com o FWS, a “diminuição no número de presas e hibridização generalizada com raposas não nativas” deixou a espécie vulnerável.

Por serem solitárias e difíceis de rastrear, as raposas raramente são vistas. Em 2015, quando Don Neubacher, superintendente à época do Parque Nacional de Yosemite, deparou-se com uma dessas raposas, afirmou se tratar de “um dos animais mais raros e evasivos da Sierra Nevada.”

Segundo o Serviço Florestal dos Estados Unidos, a espécie habita regiões remotas e acidentadas. “A raposa vermelha de Sierra Nevada é especialmente adaptada ao seu habitat subalpino nativo, caracterizado por neve pesada, estações curtas de cultivo e uma mistura de áreas abertas e florestais. Apesar do nome, as raposas vermelhas de Sierra Nevada podem ser principalmente vermelhas, principalmente pretas ou uma fase cruzada marrom acinzentada”, informou.

No passado, esses animais eram alvos de caçadores que os matavam para usar sua pele vermelha. No entanto, desde 1974 é proibido caçar e capturar esses animais.

Você viu?

Ir para o topo