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INVESTIGAÇÃO

Empresas Heinz e Yakult estão conectadas à destruição de florestas tropicais

10 de agosto de 2021
Jane Dalton (The Independent) | Traduzido por Fernanda Vitoria Fernandes Lima
5 min. de leitura
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Foto: Ilustração | Pixabay

Os compradores estão, inconscientemente, alimentando a destruição das florestas tropicais, já que as empresas produzem milhões de produtos do dia-a-dia ligados ao desmatamento, afirma um relatório.

Marcas como Kraft Heinz, Starbucks, Yakult e Rachel’s Organic compram grandes quantidades de produtos como a soja para alimentar animais – para os quais são desmatadas extensões de florestas tropicais.

E quase 100 grandes instituições financeiras, incluindo Blackrock, estão ignorando o desmatamento tropical em suas políticas públicas, enquanto fornecem 2,7 trilhões de dólares (2 trilhões de libras) que correm o risco de alimentar a crise climática e de biodiversidade, diz a análise.

A cada seis segundos, uma área de floresta tropical do tamanho de um campo de futebol é destruída para produzir commodities como soja, carne bovina, óleo de palma, couro, madeira e papel, de acordo com a organização ambientalista Global Canopy. A destruição dessas florestas é uma das maiores causas das crises de clima duplo e de biodiversidade.

O Relatório Anual Forest 500 da instituição de caridade analisou 350 empresas em todo o mundo que produzem, comercializam ou utilizam as maiores quantidades desses produtos e seus financiadores, e classificou-as por suas políticas relevantes.

Descobriu que 107 empresas cujos produtos utilizam carne, peixe, laticínios e ovos não reconheceram seus vínculos com o desmatamento através da soja que compraram para a alimentação animal. Eles incluíam o Kraft Heinz, que produz queijos e cremes, e o Starbucks, que usa milhões de galões de leite por ano.

Quase 80 por cento das culturas mundiais de soja são alimentadas com gado nas indústrias de carne e laticínios, estimam os especialistas.

Os pesquisadores disseram que nem a Yakult nem o Groupe Lactalis, proprietário da Rachel’s Organic, tinham qualquer promessa de acabar com o desmatamento; a Kraft Heinz não tinha compromissos de desmatamento para soja, carne bovina ou papel e celulose; e a Starbucks não tinha qualquer política de desmatamento para soja.

Em geral, um terço das empresas que impulsionam o comércio dessas commodities não fizeram promessas públicas de evitar o desmatamento, disse o estudo.

Em contraste, as empresas que publicaram uma política de desmatamento para as commodities que eles usam incluem Unilever, Marks and Spencer, Sainsbury’s e Morrison’s.

A Global Canopy também examinou as políticas das instituições que financiam as grandes marcas através de títulos, empréstimos e participações no valor de 5,5 trilhões de dólares (4 trilhões de libras). E descobriu que 95 bancos e credores de topo não tinham publicado nenhuma política para garantir que as empresas não estavam a contribuir para o desmatamento.

Eles incluem quatro dos maiores gestores de ativos do mundo, como a Blackrock, de acordo com o relatório.

Niki Mardas, diretor executivo da Global Canopy, disse: “Não há solução para a mudança climática sem uma solução para o desmatamento. No entanto, uma grande maioria das maiores instituições financeiras do mundo está a ignorar esta questão vital.

“Alguns estão fazendo grandes anúncios sobre a mudança climática, enquanto não conseguem sequer ter uma política de desmatamento em vigor.”

“Isto não faz sentido e envia uma mensagem terrível ao mercado. Políticas fortes são um primeiro passo básico, estabelecendo expectativas claras para as empresas que financiam, e demonstrando uma abordagem estratégica para a crise do clima e da natureza.”

A desflorestação e as alterações no uso do solo são importantes contribuintes para a deterioração das emissões de gases com efeito de estufa, de acordo com o Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas. Ele diz que cerca de 23% das emissões de dióxido de carbono causadas pelo homem vêm da agricultura, silvicultura e outros usos da terra, e mudanças no uso da terra, como a limpeza de florestas para dar lugar a fazendas, impulsiona essas emissões.

A Plataforma Intergovernamental de Política Científica para a Biodiversidade já relatou anteriormente que a mudança do uso da terra e do mar é o maior fator por trás da crise da biodiversidade.

Na Declaração de Nova York sobre Florestas de 2014, governos e empresas se comprometeram a remover o desmatamento de suas cadeias de abastecimento até 2020. Mas desde então, a perda média de florestas tropicais acelerou em 44%, diz o Climate Focus, com uma área maior do que o Reino Unido perdida a cada ano, principalmente por causa da expansão agrícola.

Em uma nova pesquisa da Yougov para a WWF, mais de dois terços – 68 por cento – das pessoas apoiaram a definição de uma data-alvo na lei do Reino Unido para erradicar todo o desmatamento de cadeias de abastecimento, com 4 por cento se opondo à ideia.

Mais de três quartos das pessoas (77%) disseram que não queriam que os produtos que compram contribuíssem para o desmatamento no exterior.

Um porta-voz da Kraft Heinz disse que seu relatório de governança social ambiental estabelece compromissos, incluindo o fornecimento de óleo de palma que é 100% certificado sustentável e rastreável até a usina no próximo ano.

“Nossa parceria com a Rainforest Alliance incluiu uma avaliação expandida da cadeia de fornecimento de commodities de risco florestal para incluir a soja, que está ajudando a determinar os próximos passos. A Kraft Heinz continua dedicada ao abastecimento responsável e impactos relacionados em áreas críticas, incluindo o desmatamento.”

Uma declaração da Yakult disse que “proteger o meio ambiente da Terra é uma das missões mais importantes que todos compartilhamos e que pretendemos demonstrar nosso compromisso através de todas as nossas atividades”, acrescentando: “Continuaremos trabalhando para reduzir o impacto do grupo no meio ambiente, ao mesmo tempo em que nos esforçamos para melhorar a forma como divulgamos informações relacionadas a esses esforços.”

A Blackrock referiu-se a documentos que tem sobre agricultura sustentável e óleo de palma, acrescentando: “Pedimos às empresas que divulguem quaisquer iniciativas e códigos de conduta desenvolvidos externamente aos quais adiram e que informem os resultados.” Um documento sobre seus planos para este ano também diz que a Blackrock pedirá às empresas que mostrem planos para alinhar seus negócios com a meta global de emissões líquidas de gases de efeito estufa zero até 2050.

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