EnglishEspañolPortuguês

CRIME

Moradores vão às ruas para denunciar envenenamento de cães no Rio de Janeiro

Cachorros que vivem no bairro do Grajaú, na Zona Norte do Rio de Janeiro, foram assassinados e os crimes revoltaram os moradores da região

9 de agosto de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

Envenenamentos em massa tiraram a vida de cachorros que viviam no bairro do Grajaú, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e revoltaram a comunidade local, que decidiu se unir para ir às ruas e lutar por justiça.

No último domingo (8), os manifestantes se reuniram na praça Edmundo Rêgo, ponto de encontro para o início de uma “Cãominhada”. Esses eventos, que costumam ter como foco o lazer, desta vez foram utilizados como ferramenta de denúncia.

Munidos de cartazes, dezenas de moradores do bairro caminharam pelas ruas exigindo que os crimes sejam elucidados e o responsável pela matança seja punido. O caso foi denunciado às autoridades e um inquérito foi instaurado pela Polícia Civil.

Acompanhados de seus cães, os manifestantes caminharam pela região acompanhados por funcionários públicos da Secretaria de Defesa dos Animais do Rio de Janeiro e por agentes da Guarda Civil Municipal (CGM).

Durante o evento pacífico, os moradores relataram que há criminosos jogando veneno nos canteiros e nos postes da praça, colocando em risco a vida dos cachorros e gatos que circulam pelo local, onde, inclusive, já foi encontrada comida envenenada.

Para tentar identificar os responsáveis pelas mortes, policiais à paisana passaram a vigiar a praça numa tentativa de flagrar os criminosos em ação. Envenenar animais é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. No caso de cães assassinados, a pena imposta ao autor do crime pode chegar a cinco anos de prisão.

Você viu?

Ir para o topo