EnglishEspañolPortuguês

SEGUNDA CHANCE

Cãozinho pit bull supera preconceito e intolerância e encontra um lar

7 de agosto de 2021
Lorena Rocha I Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Rumble

O abandono de animais é um dos problemas que mais assombra organizações não governamentais e voluntários em defesa dos direitos animais.

Com uma estimativa de mais de 200 milhões de cachorros e gatos abandonados pelo mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e 3, 3 milhões de animais sendo admitidos em abrigos por ano só nos Estados Unidos, instituições e ONGs batalham para encontrar novas maneiras de combater o abandono de animais.

É por essa razão que a história do pit bull Austin é tão inspiradora.

Resgatado das ruas por voluntários, Austin foi levado para um abrigo onde ficou à espera de alguém que o adotasse de forma permanente, afirma o Histórias com Valor. Mas as chances que isso acontecesse eram baixas. Não somente por Austin ser um cachorro em situação de rua, mas por não ser um filhote e “pior” ainda, um pit bull.

Segundo a revista Time, cachorros que recebem o rótulo de “pit bull”, esperam três vezes mais para serem adotados, dado à má percepção da raça, que costuma ser considerada violenta e menos amigável que as outras.

“Ficamos surpresos como cães de aparência muito semelhante às vezes são rotulados de ‘pit bull’ e outras vezes como algo completamente diferente”, disse Lisa Gunter, autora do estudo publicado na revista PLOS ONE. “Esses cães podem ter a mesma aparência e agir da mesma forma, mas o rótulo de pit bull os condena a uma espera muito mais longa para adoção.”

Contudo, Austin conseguiu combater as probabilidades e foi adotado por uma família que se apaixonou por ele durante uma visita ao canil onde estava, não escondendo sua felicidade de finalmente poder aproveitar a vida com uma família permanente.

Apesar de ser um grande desafio, há ações que podem ser tomadas por parte de abrigos para ajudar a estimular a adoção de cães como Austin e tantos outros.

“A remoção dos rótulos das raças foi associada ao aumento das adoções e redução do tempo de permanência para todos os grupos raciais, particularmente cães do tipo pit bull”, disse o estudo. “Dados os desafios inerentes à atribuição de raças com base na morfologia, remover rótulos de raças de cartões de canis e perfis de adoção online pode ser uma estratégia simples e de baixo custo para melhorar os resultados de cães de abrigo.”

Assista o vídeo abaixo de Austin finalmente deixando o abrigo para uma nova casa:

    Você viu?

    Ir para o topo