EnglishEspañolPortuguês

SOFRIMENTO

Fabricante de ração é investigada pela morte de 330 gatos na Inglaterra

De acordo com o Royal Veterinary College, de Londres, outros 528 gatos podem ter sofrido sequelas por conta de uma doença que pode ter surgido após o consumo de ração

6 de agosto de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Pixabay

A Fold Hill Foods Company, fabricante de diversas marcas de ração para animais, é investigada como possível responsável pela morte de pelo menos 330 gatos na Inglaterra. Os animais desenvolveram uma doença rara no sangue, denominada pancytopenia, e que podem ter adoecido após consumir uma ração “premium” fabricada pela empresa.

De acordo com o Royal Veterinary College, de Londres, outros 528 gatos podem ter sofrido sequelas por conta da doença. No entanto, tutores de animais afetados pela enfermidade, e que decidiram mover uma ação judicial, afirmam que “veterinários acreditam que muitos outros [casos] não foram documentados”.

No dia 17 de junho, a fabricante de ração anunciou um recall de produtos que podem afetar gatos alérgicos a alguns componentes do alimento. Diante disso, tutores que desembolsaram, em média, cerca de R$ 64,6 mil em tratamentos veterinários, acreditam que a ração pode ter matado milhares de animais.

“Se você olhar para o número de tutores de gatos no Reino Unido, a escala pode ser muito grande. O que descobrimos é que muitos casos foram diagnosticados retrospectivamente por veterinários. Isso sugere que muitos outros podem não ter sido diagnosticados. É provável que muitos gatos tenham morrido e seus tutores não estão cientes da verdadeira razão”, afirmou ao Daily Mail a britânica Michelle Victor, que lidera uma ação judicial coletiva.

De acordo com ela, “no momento, os produtos da Fold Hill Food parecem estar onde os problemas podem ter ocorrido, mas não há nenhuma prova concreta e distinta nesta fase”.

O governo, por sua vez, afirmou através de um porta-voz que o caso está sendo investigado. “Estamos investigando uma possível ligação entre produtos alimentares específicos para gatos e a pancytopenia felina. Não há evidências de que esse surto apresente qualquer risco à saúde humana”, informou.

A Fold Hill Foods alega que “em 15 de junho, emitiu um recall voluntário e preventivo de produtos alimentares de gatos selecionados das marcas AVA, Sainsbury’s e Applaws”. Representante de um coletivo de fabricantes de ração, Michael Bellingham, disse que o grupo está “cooperando plenamente com as agências reguladoras e a Royal Veterinary College” e “que uma investigação completa está em andamento”.

Você viu?

Ir para o topo