EnglishEspañolPortuguês

ÓRFÃOS

Voluntários salvam animais que perderam tutores para o coronavírus na Indonésia

Em menos de um mês, 40 cachorros e gatos foram resgatados e encaminhados para um abrigo, onde passaram a receber os cuidados necessários

5 de agosto de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação / Animal Defenders Indonesia

Um grupo de pessoas decidiu se unir para mudar o destino de animais que ficaram sozinhos após seus tutores morrerem em decorrência do coronavírus na Indonésia. A força-tarefa se dedica a resgatar cães e gatos e levá-los para um local seguro.

Intitulado AD19, o grupo de voluntariado busca informações com amigos e parentes de falecidos para tentar localizar animais que estejam precisando de ajuda. Segundo o jornal britânico BBC, as ações tiveram início em 2 de julho deste ano.

Mas não são apenas pessoas próximas a vítimas do coronavírus que contam com o auxílio do grupo. Isso porque os voluntários já chegaram a receber apelos de pessoas que contraíram a Covid-19 e, por estarem em estado grave, decidiram pedir ajuda temendo morrer e deixar seus animais solitários.

Fundador da instituição, Doni Herdaru Tona relatou que as ações do grupo também são voltadas à distribuição de ração para famílias que enfrentam crise financeira por conta da pandemia de coronavírus, que causou muitas demissões em todo o mundo.

A iniciativa conta ainda com o apoio da ONG local Animal Defenders Indonesia. “Oferecemos serviços de saúde gratuitos para pessoas que têm dificuldade em cuidar de animais por causa da Covid”, contou Tona à BBC.

Em menos de um mês, foram resgatados 40 cachorros e gatos. Todos os animais foram encaminhados para um abrigo com capacidade de receber 100 animais domésticos. Seis dos cães salvos pelos voluntários foram encontrados deitados ao lado dos corpos dos tutores, que morreram após contraírem o coronavírus.

Você viu?

Ir para o topo