EnglishEspañolPortuguês

DEPRESSÃO

Orca Kiska definha após ser deixada sozinha em piscina de parque aquático

5 de agosto de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

A história de terror da orca Kiska começou quando ela tinha poucos anos de vida. Ela e outros filhotes do seu grupo foram violentamente sequestrados e afastados dos seus pais e companheiros para serem explorados em parques aquáticos em várias partes do mundo. O destino de Kiska foi o Marineland, em Ontário, no Canadá. Lá, ela viveu algum tempo com outros membros de sua espécie em tanques minúsculos. A orca também recebeu “treinamento” intensivo para realizar espetáculos e entreter turistas e visitantes.

O Marineland é um parque aquático que foi fundado em 1961 e geralmente não é associado a escândalos, mas isso mudou em maio de 2021. O Animal Welfare Services iniciou uma investigação sobre as normas de bem-estar do local e levantou preocupações sobre a qualidade da água. Foram levantados dados que apontaram que dezenas de baleias morreram no aquário nos últimos anos e essas informações eram mantidas em segredo. Durante a inspeção, a orca Kiska foi encontrada deprimida e vivendo sozinha em uma pequena piscina.

Um dos ex-treinadores do Marineland se tornou uma testemunha chave ao afirmar que as baleias mantidas aprisionadas no local sofriam de estresse, apatia e tinham rompantes de raiva. Ele reforçou também que o aquário não se preocupa com a preservação das espécies, mas sim com todas as formas possíveis de explorá-los em troca de lucros cada vez mais altos. Kiska perdeu totalmente a vontade de viver e está definhando nitidamente. O Marineland não quis comentar sobre a situação da orca e se limitou a dizer que se esforça para oferecer a melhor qualidade de vida para os animais.

A ativista em defesa dos direitos animais Camille Labchuk, diretora executiva da organização Animal Justice, está pedindo que a Animal Welfare Services retire licenças do parque para que ele não possa mais explorar animais . Ela apelidou Kiska de “Animal Welfare Services” e está pedindo que ela seja libertada e enviada para o santuário do Whale Sanctuary Project em Port Hilford. Confira o vídeo abaixo:

    Você viu?

    Ir para o topo