EnglishEspañolPortuguês

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Extinção: cerca de 98% das colônias de pinguins podem desaparecer

5 de agosto de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Pixabay

Um estudo realizado pela Woods Hole Oceanographic Institution aponta que pelo menos 98% das colônias de pinguins-imperadores desaparecerão até 2100 se a temperatura do planeta continuar aumentando. Atualmente, em liberdade, há cerca de 280.000 casais reprodutores da espécie, totalizando 650.000 indivíduos, mas esse número pode cair para apenas 13.000 pinguins sobreviventes.

O Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos está fazendo um apelo para listar a espécie como criticamente ameaçada de extinção. “O ciclo de vida dos pinguins-imperadores está vinculado à existência de gelo marinho estável, que eles precisam para procriar e se alimentar”, disse Stephanie Jenouvrier, ecologista de pinguins do Woods Hole Oceanographic Institution.

A pesquisa analisou a dinâmica de todas as colônias de pinguins-imperadores sobre os diferentes cenários causados pelas mudanças climáticas. Previsões feitas por cientistas acreditam que a temperatura do planeta pode aumentar 4 °C, o que será catastrófico para a espécie. A redução do gelo está impactando a reprodução das colônias da Antártica.

Com a espessura mais fina, as camadas de gelo estão quebrando com mais facilidades. Nos últimos anos, cerca de 10.000 bebês pinguins morreram afogados. Os pinguins-imperadores se reproduzem exclusivamente na Antártica durante o inverno e podem suportar temperaturas de até -62 °C, mas não sobreviverão sem gelo marinho suficiente.

“Os pinguins-imperadores vivem em delicado equilíbrio com o meio ambiente. Se houver muito pouco gelo marinho, os filhotes podem se afogar quando o gelo marinho se rompe mais cedo; se houver muito gelo no mar, as viagens de coleta tornam-se muito longas e árduas, e os filhotes podem morrer de fome”, explica Stephanie Jenouvrier.

Phil Trathan, chefe de biologia da conservação do British Antarctic Survey (BAS) acredita que: “o futuro dos pinguins-imperadores depende, em última análise, das decisões tomadas hoje. A ação mais importante é reduzir as emissões de gases de efeito estufa para limitar o aquecimento adicional. Esperamos que a sociedade global ouça a ciência”, conclui.

    Você viu?

    Ir para o topo