EnglishEspañolPortuguês

ESTADOS UNIDOS

Orca encalhada volta ao mar após voluntários jogarem água sobre ela por 6 horas

Após horas de trabalho incansável por parte dos voluntários, a maré subiu e a orca conseguiu se movimentar lentamente até retornar ao oceano

3 de agosto de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Arron Melane

Uma orca que encalhou na costa do Alasca teve sua vida salva por voluntários que jogaram água sobre seu corpo durante seis horas. O trabalho incansável do grupo formado por guardas costeiros, velejadores e moradores da região garantiu a sobrevivência do animal marinho, que se manteve hidratado até conseguiram retornar ao oceano.

Antes do encalhe acontecer, velejadores que navegavam pelo mar nos arredores da ilha de Príncipe de Gales alertaram a guarda costeira dos Estados Unidos após verem a orca na região. Tempos depois, o animal encalhou em um rochedo.

Os velejadores, no entanto, chegaram ao local do encalhe antes dos guardas e, unidos a moradores locais, passaram horas despejando baldes de água do mar sobre a orca e espantando pássaros marinhos que tentavam se aproximar da orca.

Cerca de seis horas depois, por volta das 14 horas, a maré começou a subir, o que permitiu que a orca conseguisse se movimentar lentamente até flutuar. A ajuda da natureza, aliada ao empenho dos voluntários que mantiveram o animal vivo, garantiram que a orca começasse a nadar aos poucos e voltasse para o oceano, desvencilhando-se das rochas que antes a mantinham presa.

Foto: NOAA

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) informou ao jornal The Guardian que a orca mede seis metros de comprimento, é jovem e pertence a uma população transitória de baleias que pertencem à costa oeste do Alasca.

Os especialistas do NOAA não souberam precisar a causa exata do encalhe, mas levantaram a hipótese de que a orca estava tentando caçar uma presa no momento em que ficou presa ao rochedo. Isso porque essa espécie é conhecida por perseguir focas e leões marinhos em direção à costa e, em decorrência desse comportamento instintivo e necessário para a sobrevivência, é comum que as orcas encalhem em águas rasas.

O acidente, no entanto, teve um final feliz. Graças à dedicação dos voluntários, que não desistiram de salvar a vida da orca, ela retornou ao mar e reencontrou sua família.

Você viu?

Ir para o topo