EnglishEspañolPortuguês

APELO

Joaquin Phoenix pede liberdade de ursos presos em cativeiro para serem explorados em filmes

O ator escreveu uma carta à proprietária do rancho onde os ursos vivem confinados para serem alugados, como se fossem mercadorias, para filmes, eventos e comerciais

3 de agosto de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Um dos ursos que vivem confinados no rancho (Foto: Reprodução/Facebook)

A vida dos ursos Bambi e Bruno pode ser transformada caso a luta do ator Joaquin Phoenix pela libertação dos animais, mantidos em cativeiro para serem explorados em filmes e eventos, tenha resultados positivos. Recentemente, Phoenix enviou uma carta à proprietária do rancho onde os ursos vivem, na Flórida (EUA), para pedir que eles e os outros 11 animais mantidos no local sejam transferidos para um santuário.

Ativista pelos direitos animais, o artista vegano faz uso de sua fama para articular campanhas em prol dos animais e para conscientizar a sociedade acerca da necessidade de respeitar todas as espécies e se opor às práticas exploratórias que as condenam a sofrimento.

A mais recente luta do ator tem relação não só com a defesa da vida animal, mas também com a ligação que os ursos Bruno e Bambi têm com a profissão de Phoenix. Isso porque a dupla de ursos foi estudada por artistas e designers dos estúdios Disney para a criação dos personagens do filme “Irmão Urso”, que estreou em 2003 e teve Joaquin Phoenix como dublador do personagem principal do desenho animado.

Há anos, Bruno e Bambi vivem em cativeiro no Bearadise Ranch para serem alugados, como se fossem mercadorias, para responsáveis por filmes, comerciais e festas que exploram animais para entretenimento humano. Comovido com essa triste realidade, Phoenix decidiu escrever uma carta endereçada à dona do rancho, Monica Welde, e divulgada pelo site The Hollywood Reporter. Desde 1926, quando o rancho foi fundado, a família Welde lucra com a exploração animal.

Joaquin Phoenix é vegano e ativista (Foto: Animal Equality / Jo-Anne McArthur)

Numa tentativa de comover a proprietária do rancho e conscientizá-la, o ator premiado no Oscar fez um apelo: “Cara Monica, acabei de saber que dois dos ursos usados ​​em seu programa de visitas, Bambi e Bruno, serviram de modelo para ‘Irmão Urso’, da Disney. Eu dublei o personagem principal do filme, Kenai, que, em uma lição de empatia, é magicamente transformado para ver o mundo através dos olhos dos ursos, e agora estou pedindo que você veja através dos olhos deles também”.

“Esses ursos merecem mais do que uma vida na estrada, onde eles são privados de tudo o que é natural e importante para eles, e se você se colocar no lugar deles, tenho certeza que você verá isso também. Você sabe que os ursos são animais curiosos e complexos que adoram escalar, cavar, forragear e brincar”, completou.

O ator criticou o aprisionamento dos ursos em gaiolas de transporte e os espetáculos em que são forçados a participar – situações que os impõe uma vida de sofrimento bastante distante do cenário ideal no qual poderiam viver de acordo com suas próprias vontades.

“Seu olfato agudo e patas do tamanho de um prato evoluíram para que eles pudessem procurar companheiros e comida em grandes distâncias, mas essas características cuidadosamente aprimoradas são desperdiçadas em suas viagens, onde são relegados a gaiolas de transporte quando não são puxando aros sobre suas cabeças e carregando bolas de basquete na frente de uma multidão de estranhos”, escreveu.

Um dos ursos explorado para entretenimento pelo rancho (Foto: Reprodução/Facebook)

“Bambi e Bruno nunca terão a experiência de vida na selva. Eles nunca conseguirão farejar um salmão ou atravessar montanhas, mas isso não significa que suas vidas não possam melhorar. Você poderia, por favor, colocar um fim aos números e às viagens e dar a todos os ursos em suas instalações a chance de viver como ursos?”, acrescentou.

Para finalizar a carta, Joaquin Phoenix diz que se a proprietária do rancho “quiser fazer o que é realmente o melhor para” os ursos, deve deixar o ator ajudá-la “a fazer os preparativos para que sejam transferidos para um santuário credenciado”.

Até o momento, os responsáveis pelo Bearadise Ranch não se pronunciaram sobre o caso.

Você viu?

Ir para o topo