EnglishEspañolPortuguês

FALHA

China e Índia perdem o prazo da ONU para atualizar as metas de emissões

A China é o país com as maiores emissões do mundo, enquanto a Índia é o terceiro

3 de agosto de 2021
Lucas Santos | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Pixabay

A China e a Índia falharam um prazo da ONU para apresentar novos planos para cortar suas emissões de gases de efeito estufa a tempo de o órgão global incluir suas promessas em um relatório para os governos na cúpula climática global deste ano, disseram as autoridades no sábado.

Os dois países mais populosos do mundo estão entre as dezenas que falharam em fornecer uma atualização sobre suas metas para reduzir a liberação de gases causadores do aquecimento global para a agência de mudanças climáticas das Nações Unidas até 31 de julho.

A China é o país com as maiores emissões do mundo, enquanto a Índia é o terceiro. Os Estados Unidos, que apresentaram sua nova meta em abril, é o segundo maior emissor global.

A chefe da ONU para o clima, Patricia Espinosa, deu as boas-vindas aos 110 signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que cumpriram a data limite, que foi prorrogada a partir do final de 2020 devido à pandemia. Mas ela disse que estava “longe de ser satisfatório” e que apenas 58% tinham apresentado suas novas metas a tempo.

A Arábia Saudita, África do Sul, Síria e outras 82 nações também não conseguiram atualizar suas contribuições determinadas nacionalmente (CNDs) a tempo de incluí-las em um relatório que o escritório de Espinosa está preparando para a conferência das Nações Unidas sobre mudança climática em novembro.

Espinosa observou que um relatório anterior constatou que os países estavam fazendo muito pouco para atingir o objetivo de manter o aquecimento global abaixo de 2 graus Celsius até o final do século, em comparação com os tempos pré-industriais, muito menos a meta mais ambiciosa de limitar o aquecimento a 1,5.

“As recentes ondas de calor extremo, secas e enchentes no globo são um aviso terrível de que muito mais precisa ser feito, e muito mais rapidamente, para mudar nosso caminho atual”, disse Espinosa. “Isto só pode ser alcançado através de CNDs mais ambiciosos”.

Sob o acordo climático de Paris de 2015, os países estabelecem suas próprias metas de redução de emissões, mas são obrigados a ser transparentes sobre elas e a aumentar conjuntamente suas metas ao longo do tempo para garantir que o aquecimento global permaneça em níveis aceitáveis acordados.

A China anunciou no ano passado que pretende que suas emissões de dióxido de carbono – o principal gás de efeito estufa – atinjam seu pico antes de 2030, e que alcancem neutralidade de carbono antes de 2060. A meta ainda não foi formalmente incluída em sua apresentação à ONU, no entanto, o que significa que ainda não pode ser contada para o esforço global.

No início deste mês, o presidente da cúpula climática COP26 em Glasgow, Alok Sharma, da Grã-Bretanha, reuniu-se com ministros do meio ambiente de mais de 50 países, incluindo os Estados Unidos e a China. Falando aos repórteres após a reunião – a primeira reunião física deste tipo desde o início da pandemia – Sharma disse que os participantes concordaram que a meta de 1,5 graus C deve permanecer “ao alcance”.

“Entre agora e a COP26 devemos, e prometo que o faremos, fazer com que cada dia conte”, disse ele.

    Você viu?

    Ir para o topo