EnglishEspañolPortuguês

MAUS-TRATOS

Polícia resgata 300 animais que viviam amontoados em casa repleta de fezes

Os cachorros e gatos encontrados no imóvel foram resgatados e encaminhados para uma ONG de proteção animal

2 de agosto de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Pixabay/Imagem Ilustrativa

Cerca de 300 animais, entre cachorros e gatos, foram encontrados em condições de maus-tratos em um sobrado no distrito de Caucaia do Alto, na cidade de Cotia, na Grande São Paulo. Resgatados pela Guarda Civil Municipal (GCM), eles viviam em meio à grande quantidade de fezes.

De acordo com a corporação, a denúncia recebida apontava um caso de desentendimento entre o casal que mora no imóvel. No entanto, ao chegar no local, crimes de abuso contra animais e maus-tratos a crianças foram identificados.

Segundo relatos dos guardas, o morador da casa estava nervoso quando recebeu os agentes e pediu para que eles entrassem na residência para que pudessem observar a situação do local. Dentro do terreno de 250 metros quadrados, com 125 metros de construção, cerca de 300 animais foram encontrados.

No local, cachorros e gatos viviam amontoados, em espaço insuficiente para abrigá-los. Ração e fezes foram encontradas espalhadas pelos cômodos, que também estavam repletos de pelos dos animais, que viviam em condições de maus-tratos e suportavam o forte odor exalado pela sujeira.

Foram encontrados animais aglomerados inclusive dentro do quarto de duas crianças de 5 e 9 anos, filhas do casal. A Guarda Civil Municipal também identificou no quintal espécies de jaulas construídas para manter os animais presos.

Proprietário de uma cozinha industrial, o dono da casa comercializa salgados e teria relatado aos agentes que passou a enfrentar prejuízo em seu negócio, que tem como foco a venda dos produtos no centro de São Paulo, desde que clientes começaram a reclamar de pelos encontrados nos salgados.

Diante da descoberta, a GCM acionou o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a Vigilância Sanitária e o Conselho Tutelar para que fosse realizado um acompanhamento do caso, já que animais, crianças e produtos destinados à venda estavam envolvidos no caso.

Ao final da ocorrência, os animais foram resgatados pela GCM e encaminhados para uma ONG de proteção animal de Cotia. As crianças também foram retiradas da casa e levadas a um abrigo pelo Conselho Tutelar, onde devem permanecer até esta segunda-feira (02), quando o destino de ambas será decidido pelo Poder Judiciário.

O casal foi encaminhado para a Delegacia Central de Cotia para dar explicações sobre o caso. Eles foram indiciados pelos crimes de abuso contra animais e maus-tratos a crianças, mas responderão em liberdade pelos atos praticados.

Você viu?

Ir para o topo