EnglishEspañolPortuguês

VISIBILIDADE

Ator Jason Momoa pede ações urgentes para proteger a Grande Barreira de Corais

Jason Momoa e Joanna Lumley estão apoiando os apelos da UNESCO para reconhecer a Grande Barreira de Corais como ameaçada de extinção, um passo importante para garantir sua proteção.

1 de agosto de 2021
Vitória Duarte | Redação ANDA
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

Jason Momoa e Joanna Lumley são duas das mais recentes personalidades da mídia e ambientalistas a apoiar a rotulagem da Grande Barreira de Corais da Austrália como ameaçada de extinção.

Momoa e Lumley – ambos atores e defensores de uma ampla variedade de causas – juntam-se aos jornalistas e exploradores Philippe e Ashlan Gorse Cousteau, a presidente da Mission Blue Sylvia Earle, o cineasta Adrian Grenier , o Príncipe de Mônaco HSH Príncipe Albert II e várias outras figuras públicas notáveis no apelo para o reconhecimento do efeito da mudança climática sobre o recife único.

No final desta semana, o Comitê do Patrimônio Mundial decidirá se colocará o sistema de recifes mundialmente famoso em sua lista de espécies ameaçadas de extinção após casos de branqueamento em massa de corais. A classificação em perigo significará medidas de proteção adicionais para garantir a sobrevivência contínua da Grande Barreira de Corais.

“A emergência climática já é evidente na Grande Barreira de Corais”, afirmam os signatários, em nota publicada pela Australian Marine Conservation Society . “Nos últimos cinco anos, três eventos graves de branqueamento de corais alimentados pelo aquecimento global causaram mortalidade em massa de corais.”
As principais ONGs ambientais da Austrália também escreveram uma carta aberta ao Comitê do Patrimônio Mundial apoiando a lista de “em perigo” da Grande Barreira de Corais.

Jason Momoa é ambientalista?

Para Lumley e Momoa, sua defesa da Grande Barreira de Corais não é novidade.

Lumley, mais conhecida por seu papel como Patsy Stone em Absolutely Fabulous (1992-2012), regularmente defende os direitos humanos e animais, bem como causas ambientais, como plantação de flores silvestres facilitada pela instituição de caridade britânica Earth Restoration Service.

Momoa, a estrela de Hollywood de Aquaman (2018) e Dune (2021), falou anteriormente sobre a importância da reciclagem e continua ativamente envolvida nos protestos havaianos contra a construção do Telescópio Trinta Metros em Mauna Kea, terra sagrada nativa.

Em 2019, Momoa lançou sua própria empresa de água enlatada chamada Manalalu (“Mana” significa o espírito sagrado da vida e “Nalu” significa uma onda poderosa) para reduzir o uso de plásticos descartáveis. Ele falou à ONU no mesmo ano para discutir a poluição dos oceanos e a desigualdade da água e criticou a poluição causada pelo homem.

Em fevereiro, a Momoa também lançou uma coleção de calçados veganos de edição limitada que combina solas biodegradáveis ​​com palmilhas à base de algas, ajudando a limpar e proteger os ambientes terrestres e marinhos removendo a proliferação de algas tóxicas e usando-as para substituir materiais de tênis de alto impacto.

A Grande Barreira de Corais está realmente em perigo?

De acordo com o WWF Austrália , o aquecimento global desnudou grande parte da Grande Barreira de Corais, com uma perda total de pelo menos 50% da cobertura de coral. A poluição causada pelo homem impactou significativamente o ecossistema marinho circundante, e o contínuo desenvolvimento costeiro o ameaça ainda mais.

“A evidência científica está fora de dúvida: a Grande Barreira de Corais está em perigo e é hora de agir”, afirmam os signatários. “Portanto, apoiamos a recomendação da UNESCO ao Comitê do Patrimônio Mundial de inscrever a Grande Barreira de Corais na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo.”

A UNESCO fez a recomendação inicial no início deste mês. Mas o governo do primeiro-ministro Scott Morrison está liderando uma intensa campanha de lobby para bloquear a categorização, argumentando que razões políticas e não científicas levaram à decisão.

Ao contrário do que diz o governo, a própria autoridade recifal australiana rebaixou o status do recife em 2019 de “pobre” para “muito pobre”, após a falta de ação significativa em todo o país. Além disso, o governo tem sido severamente criticado por seu investimento contínuo em infraestrutura de combustível fóssil, apesar do crescente impacto global da mudança climática. Notavelmente, os países ricos em petróleo, Arábia Saudita e Bahrein, apóiam o esforço de lobby do governo pela UNESCO.

“A recomendação da UNESCO é clara e inequívoca de que o governo australiano não está fazendo o suficiente para proteger nosso maior patrimônio natural, especialmente sobre as mudanças climáticas”, disse Richard Leck, Chefe de Oceanos do Fundo Mundial para a Natureza-Austrália, conforme relatado por a BBC .

“Ainda há tempo para salvar a Grande Barreira de Corais, mas a Austrália e o mundo devem agir agora”, dizem Lumley, Momoa e os outros signatários. “Elogiamos a UNESCO por sua liderança. Instamos o Comitê do Patrimônio Mundial a endossar a recomendação da UNESCO. ”

    Você viu?

    Ir para o topo