EnglishEspañolPortuguês

"TINDAU"

Aplicativo facilita adoção consciente de animais domésticos

1 de agosto de 2021
Beatriz Paoletti | Redação ANDA
5 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Pixabay

O empresário de Bauru, Renan Salinas, trabalha com tecnologia e já há bastante tempo considerava usar seus conhecimentos para desenvolver uma tecnologia que contribuísse com a causa animal. Foi então que ele criou o Tindau, um aplicativo que visa diminuir o abandono de animais domésticos, e que está para ser lançado em agosto deste ano.

“Eu tinha vontade de ter um projeto social fora da minha empresa em que eu investisse para apoiar a causa animal”, diz Renan Salinas, que há um ano e meio pensou em criar o “Tindau”, um aplicativo com filtros de seleção para possibilitar a adoção bastante criteriosa e consciente de cães e gatos, e que vai funcionar em todo o país.

Os futuros tutores poderão através do aplicativo buscar cães e gatos em adoção a partir de filtros, e assim o projeto visa a maior compatibilidade entre humanos, e os locais que vivem e seus modos de vida, com os animais desejados. “Eu sempre falo que ando pela rua, vejo pets abandonados e tenho vontade de ir pegando todos, mas obviamente não consigo. Então pensei em como poderia fazer para ajudar juntando as minhas duas paixões: pets e tecnologia”, relata.

Renan tem consciência da existência de outros aplicativos como o Tindau porém seu projeto se destaca por ter mais filtros de busca. Os filtros foram pensados para que as pessoas considerem quesitos essenciais sobre os animais desejados, e a partir disso terem escolhas mais adequadas possibilitando um processo de adoção consciente.

“A tecnologia ajuda no processo de adoção com as páginas no Facebook, por exemplo, mas não tem um filtro, tem tudo de tudo, e eu não acho que colocar um filtro no processo de adoção seja ruim. Porque hoje a taxa de reabandono no Brasil é muito alta e isso se deve porque as pessoas não pensam em todos os quesitos antes de fazer a adoção. Então a ideia do ‘Tindau’ é que você consiga colocar filtros de acordo com as características do lugar onde você vive.”

O empresário de Bauru também realizou parcerias com ONGs que cuidam de animais abandonados e que estão disponíveis para adoção, e as informações dos bichos ficarão cadastrados no aplicativo. Além disso, as pessoas que quiserem doar um animal podem o fazer cadastrando as informações sobre ele, não precisando de ter ligação com uma ONG.

“Vamos ter o cadastro específico de ONGs que vão poder fazer um trabalho de divulgação dos pets delas e quando a pessoa interessada acessar o app vai conseguir ver todas as informações sobre o pet e as respectivas ONGs. E qualquer pessoa que utilizar o aplicativo vai poder fazer o cadastro de pets que possam ser adotados”, conta Renan.

 

‘Aplicativo inteligente’

“Tindau” tem vários filtros para as pessoas especificarem as buscas por animais cadastrados no aplicativo, e assim terão informações completas sobre os bichos. Além disso, as pessoas podem definir um parâmetro de busca, e assim o app irá mostrar os animais disponíveis naquela região, e ao selecionar a foto dos animais, as informações sobre eles irão aparecer.

“Assim que a pessoa fizer o login no aplicativo ela vai escolher em qual distância quer encontrar os pets para a adoção. A partir daí vão aparecer os animais disponíveis naquele perímetro. Ao clicar nos pets que aparecerem serão mostradas informações sobre a raça, como o pet melhor se adapta, se é macho ou fêmea, o porte, se já foi vacinado e vermifugado”, diz o empresário.

Segundo Renan, ter mais informações irá possibilitar os novos tutores saberem o perfil do animal desejado, e assim, terem mais se certeza se realmente poderão cuidar dele baseado na compatibilidade entre suas circunstâncias pessoais e a descrição do animal. Isso ajudará a diminuir as taxas de reabandono de animais domésticos.

“A ideia do ‘Tindau’ é que ocorra um encontro inteligente para ambas as partes. Mitigar a parte do abandono, porque o argumento ignorante de quem abandona é que o pet não servia pra ele. Por exemplo, com as informações que estão no app, quem vive em um apartamento pode pegar um pet menor, em uma casa grande, o de porte médio, às vezes fêmea é melhor pra pessoa também, esse tipo de coisa.”

Além da escolha com filtros, a pessoa que der um like no animal terá de fazer uma entrevista entre doador e possível tutor, para assim finalizar, ou não, o processo de adoção. A entrevista servirá para saber os motivos da pessoa que quer adotar o bicho, e assim definir se adoção será feita ou não.

“Vai ter um processo de entrevista ali entre quem quer adotar e quem está dando para a adoção. A partir do momento em que você dá um like no animal, entra na lista de interessados e já vai estar ali na ordem de quem se interessou. Assim, as pessoas vão conseguir conversar antes para que seja realmente um processo de adoção consciente”, explica.

Mais informações sobre o Tindau

O Tindau irá ter uma aba para que os usuários doem, se quiserem, a ONGs e protetores de animais cadastrados no aplicativo. “O aplicativo vai permitir que você entre não só para realizar uma doação, mas também para ajudar outras pessoas. Os usuários vão poder fazer doações para as ONGs e protetores de animais cadastrados”, relata Renan.

Este projeto de causa animal tecnológico tem previsão para ser lançado em agosto deste ano, sendo que antes estava para sair apenas em novembro, mas Renan adiantou os processos e resolveu lançar antes. O aplicativo estará aberto, ao ser lançado, para receber investimentos de interessados.

“A previsão de lançamento seria para novembro, mas comecei a me empolgar com os feedbacks e investi mais. Ainda não consegui patrocinadores, mas consegui adiantar esse cronograma para agosto. E através do site as pessoas interessadas em patrocinar o projeto podem acessar uma parte para investimentos onde conseguem entrar em contato comigo”

O projeto tem a intenção, segundo o empresário, que ama animais e é tutor de alguns cães adotados, de conectar possíveis tutores em todo o país em prol da adoção consciente.

“Eu espero realmente que eu realize esse sonho de ter menos pets nas ruas, poder conectar pessoas que estão buscando adotar os pets de uma forma mais intuitiva, fácil e que mitigue essa taxa de reabandono tão grande que existe no Brasil. Eu almejo que a gente seja o maior aplicativo de adoção de pets do país, não pelo viés financeiro, mas por saber que muitos pets vão conseguir ser adotados.”

Você viu?

Ir para o topo