EnglishEspañolPortuguês

GRÉCIA

Pescador atira arpão em foca indefesa ameaçada de extinção

29 de julho de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | Daily Mail

Um pescador matou cruelmente uma foca ameaçada de extinção na ilha de Alonnisos, na Grécia. O animal foi atingido à queima roupa com um arpão disparado por uma arma pneumática, equipamento utilizado para caça submarina. A foca era da espécie monge e era carinhosamente chamada de Kostis. Ela era muito dócil e querida pelos habitantes da ilha e por autoridades ambientais que realizavam o monitoramento da região.

Kostis ficou mundialmente conhecida em 2018, quando foi salva durante a passagem do ciclone Zorbas. A resiliência e vontade de sobreviver da foquinha se tornaram um símbolo de força. A ilha de Alonnisos faz parte do parque marinho Alonissos e Northern Sporades, o primeiro parque da Grécia onde a vida marinha é protegida por lei. É a maior área protegida desse tipo em toda a Europa.

Foto: Reprodução | Daily Mail

A ONG ateniense MOm expressou pesar pela morte do animal. “Infelizmente, mais uma vez, está provado que a maldade e a estupidez humanas não têm limites. A foca inocente e inconsciente foi executada à queima-roupa com uma arma de lança que tinha uma grande lança exatamente para esse propósito. O criminoso obviamente não terá a menor coragem de se apresentar e admitir seu ato idiota”.

A ONG alerta ainda que as focas-monge do Mediterrâneo estão ameaçadas de extinção e quase metade da população restante vive na Grécia. A instituição pediu que qualquer pessoa com informações contatasse a polícia e afirma que planeja processar o assassino. A MOm tomou Kostis sob sua proteção após seu resgate, transferindo-o para um centro de primeiros socorros antes de devolvê-lo ao seu ambiente natural no Mar Egeu.

Foto: Reprodução | Daily Mail

Kostis era um animal muito sociável e muitas vezes foi visto deitado em barcos no porto da ilha de Alonissos, posando para fotos. A notícia de sua morte causou grande indignação, com muitas pessoas demonstrando repúdio e revolta nas redes sociais. “Não merecemos este planeta. Estragamos toda a beleza”, disse um usuário do Facebook.

    Você viu?

    Ir para o topo