EnglishEspañolPortuguês

ALCALINIDADE

Dieta à base de vegetais pode ser aliada contra a Covid-19

25 de julho de 2021
Beatriz Lisanti | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Pixabay

A plataforma Zoe Covid, uma iniciativa sem fins lucrativos criada para realizar e apoiar pesquisas sobre a doença Covid-19, divulgou um estudo concluído no mês que julho que uma dieta à base de vegetais pode ser sua aliada contra a doença. Realizado em parceria com a Escola de Medicina da Universidade Harvard e o King’s College de Londres, o estudo destaca a influência de uma boa alimentação.

A conclusão do estudo foi baseada em resultados com mais de 592 mil pessoas. “Um estudo menor e recente mostrou que quem segue uma dieta à base de vegetais têm menor probabilidade de ficar gravemente doente por causa da covid-19. Mas o nosso é o primeiro estudo a mostrar que uma dieta de melhor qualidade na verdade reduz as chances de desenvolver a doença em primeiro lugar”, destaca Zoe Covid Study.

O cofundador da plataforma e também professor de epidemiologia do King’s College, Tim Spector, informou que a pesquisa demonstrou que as pessoas com uma dieta rica em vegetais podem ter menor probabilidade de contrair Covid-19 ou de parar em um hospital por causa da doença. De acordo com um segundo estudo nutricional, chamado de Predict, também desenvolvido pela plataforma Zoe Covid, uma alimentação equilibrada é benéfica à microbiota intestinal, com um ganho em saúde, incluindo redução de inflamações, gordura corporal e melhores níveis de açúcar e de gordura no sangue. “Analisamos dados de 592.571 pessoas que participaram de uma pesquisa do Zoe Covid Study no Reino Unido e nos EUA. Descobrimos que aqueles que seguem uma dieta de melhor qualidade têm 10% menos probabilidade de desenvolver Covid-19 do que aqueles com uma dieta de baixa qualidade; e 40% menos probabilidade de ficarem gravemente doentes se desenvolverem Covid-19.”, informou Tim Spector.

Segundo um dos colaboradores da pesquisa, Andrew Chan, professor da Escola de Medicina da Universidade Harvard, o vírus causador da Covid-19 é conhecido por causar uma resposta inflamatória severa, e por isso devemos prestar atenção na qualidade da nossa dieta, visto que o que ingerimos é um fator de risco estabelecido para muitas doenças que são conhecidas por terem uma base inflamatória.

Você viu?

Ir para o topo