EnglishEspañolPortuguês

'OBAPET'

Plataforma inédita conecta empresas de produtos para animais e tutores

23 de julho de 2021
Redação ANDA
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Pixabay

A plataforma Obapet chega ao mercado do Grande Recife com um modelo de negócio disruptivo e arrojado, agrupando num único espaço on-line lojistas que vendem produtos para animais e vários serviços, como atendimento veterinário, banho, tosa, instalação de equipamentos e adestramento para os lares dos animais domésticos com apenas alguns cliques ou toques no celular. O projeto é inédito no Brasil enquanto um marketplace de serviços e produtos para o segmento.

O Recife foi escolhido para esse lançamento da plataforma, justamente por ser um celeiro de inovações tecnológicas de alto nível. Foram dois anos de desenvolvimento do aplicativo e na engenharia de construção de uma infraestrutura tecnológica do ecossistema, que agora permite uma conexão ágil e ampla entre os comerciantes do bairro, com sua vasta gama de serviços e produtos, e o bem-estar dos pets da vizinhança. A meta no Grande Recife é reunir 500 empresas na plataforma. A chegada do aplicativo nas demais capitais do Brasil já se inicia no próximo mês.

A Obapet chega em um momento importante para o mercado de produtos para animais, ao levarmos em conta o crescimento do número de adoções de animais domésticos, que cresceu 50% em 2020, segundo dados recentes. Um cenário que reflete diretamente no mercado, pois no mesmo ano, o segmento foi responsável por 2,4% de pedidos em vendas digitais apenas no primeiro trimestre do ano passado, enquanto no ano todo de 2019 esse número foi de 1,6%, segundo um relatório do movimento Compre & Confie. São números que, ao serem colocados lado a lado, demonstram a necessidade cada vez maior da presença maior dos comerciantes da área.

A plataforma representa um modelo de negócio que expande o universo de atuação dos lojistas e leva facilidade na vida dos tutores dos animais. Todos os serviços chegarão aos domicílios dos clientes em no máximo duas horas. O aplicativo utiliza recursos de geolocalização para fortalecer a conexão entre os comerciantes locais e os tutores da vizinhança. Os lojistas podem cadastrar seus produtos e serviços de forma gratuita e prática na plataforma, que tem uma sólida estrutura para garantir a entrega. Neste primeiro momento, o empreendimento atende às cidades do Recife e Jaboatão dos Guararapes, mas já com previsão de expansão para a Região Metropolitana e outras cidades, como Brasília, Porto Alegre (RS) e Campo Grande (MS).

“O Obapet atende todas as necessidade que um tutor e um animal doméstico têm e com agilidade. E ele também foi desenvolvido para os pequenos e médios varejos se tornarem cada vez mais competitivos, oferecendo uma sólida infraestrutura de presença digital. É como se fosse uma filial para eles, online, sem custos de aluguel e estruturas. Com nossos recursos de geolocalização, nossa proposta é fortalecer essa relação dos empreendimentos dos bairros com a vizinhança”, define Naelson Pessoa, sócio-investidor e o idealizador do projeto Obapet.

Foram dois anos de desenvolvimento da plataforma, feita por uma equipe de ponta, com profissionais que hoje integram o quadro de gigantes como Samsung e Facebook. Para garantir sua estabilidade, o Obapet é hospedado no servidores da Amazon, que também abriga os sistemas da Netflix, Facebook e do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

O Recife, como uma dos principais polos de referência em tecnologia das Américas, foi o ambiente perfeito para seu desenvolvimento e, agora, para seu lançamento, oferecendo total segurança e agilidade para clientes e lojistas.

Experiência

A plataforma foi possibilitada pela união de 12 sócios espalhados por todas as regiões do Brasil, todos com, no mínimo, 20 anos de experiências no ramo. Os planos são de alcançar mais de 30 mil pontos de venda por todo o país. “Os sócios são todos distribuidores do segmento, parceiros de grandes indústrias. E também nos juntaremos a parceiros que queiram promover novas soluções para o mercado de animais de estimação, seja no lançamento de um novo produto específico ou qualquer iniciativa semelhante”, relata Naelson.

O Obapet tem um ecossistema vivo para atender as mais diversas necessidades dos animais de estimação, cada vez mais presentes nas casas dos brasileiros, ao reforçar os laços entre os pets, seus tutores e os profissionais do segmento. Cerca de 3 mil produtos cadastrados na Obapet já estão disponíveis na Play Store, App Store e no site obapet.com.br. Em uma semana, inicia-se a operação do módulo de serviços, onde podem ser encontrados veterinários, prestadores de serviços de higiene e limpeza como banho, corte e hidratação. Também haverá dentro da plataforma um guia com listas para consultas de hotéis e restaurantes que aceitam animais e de adestradores.

Como usar

Para os comerciantes, basta realizar um rápido cadastro e disponibilizar seus produtos e serviços na plataforma. Não é cobrada nenhuma taxa de adesão ou mensalidade, apenas uma comissão por vendas realizadas.

Para os tutores, é só baixar o aplicativo ou acessar o site, realizar um cadastro e navegar pelos diversos produtos e serviços disponíveis, sempre disponibilizados pelos profissionais mais perto de você.

    Você viu?

    Ir para o topo