EnglishEspañolPortuguês

AMIGO LEAL

Cão permanece ao lado de menino desaparecido e ajuda polícia a encontrar a criança

Em um verdadeiro ato de amor e lealdade, o cachorro seguiu a criança após vê-la sair de sua casa. E foi graças aos latidos do animal que a Guarda Civil Municipal (GCM) conseguiu localizar a dupla

23 de julho de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Um menino de dois anos que desapareceu em Campinas, no interior do estado de São Paulo, teve sua vida salva graças ao cachorro da família, que não abandonou a criança em nenhum momento e ainda alertou a polícia com seus latidos, possibilitando que o garoto fosse encontrado.

O desaparecimento aconteceu na última segunda-feira (19) em uma área rural do município. Após sair de casa sem ser percebido, o garoto ficou desaparecido por aproximadamente 4 horas e só conseguiu voltar para casa graças ao cachorro.

Mãe do menino, a trabalhadora rural Alessandra Dranka relatou que estava lavando roupa no momento em que a criança saiu da residência e começou a caminhar pela rua. “Foi muito rápido o sumiço dele. Foram cinco minutos e já não encontrei mais. Estava lavando roupa na lavanderia e ele gosta muito de caminhão. Passou o que trabalha lá no sítio e eu acho que ele foi atrás”, contou ao G1.

Leal ao seu amigo humano, o cachorro seguiu a criança ao vê-la saindo de casa e não a abandonou durante o trajeto que colocou a vida dos dois sob ameaça devido ao risco de atropelamento e outros acidentes.

Acionada às 18h30, a Guarda Civil Municipal (GCM) enviou uma equipe às ruas para iniciar as buscas pelo menino. Durante a noite, dez viaturas foram mobilizadas para que um grupo de guardas procurasse a criança. Os trabalhos foram realizados no entorno de plantações situadas perto da casa da família.

Cientes de que o cachorro acompanhava a criança, os guardas também buscavam pelo animal. Em determinado momento, os agentes ouviram latidos e decidiram seguir o som, o que permitiu que eles chegassem ao local onde o menino e o animal estavam. A dupla foi encontrada ao lado de uma mureta de proteção do Anel Viário Magalhães Teixeira (SP-083).

Foto: Guarda Municipal

“Fizemos o patrulhamento naquela área e o cachorro começou a latir para a viatura. Nós tínhamos a informação de que ela [a criança] estava acompanhada do seu animal, então chamou a atenção da equipe”, relatou ao G1 o guarda municipal Ataíde Barbosa. “Nos deslocamos até o sentido do latido e aí sim obtivemos o êxito de localizar a criança”, completou.

De acordo com o agente, o menino não estava assustado. “A criança estava bem tranquila, acreditamos que ela estava brincando de se esconder da família”, pontuou. “Por algum motivo ela não responde ao chamado, então acredito que ela estaria brincando de esconde-esconde”, acrescentou.

A Guarda Civil Municipal suspeita que o menino e o cachorro tenham percorrido 3 quilômetros, atravessando um túnel de 50 metros sob a rodovia, para então chegar ao local onde foram localizados.

Após serem encontrados, o cão e a criança foram resgatados pelas autoridades, que acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para levar o menino à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São José para que ele fosse examinado por profissionais e levado até a mãe, que o esperava na UPA.

Você viu?

Ir para o topo