RETROCESSO

Ativistas lutam contra a volta de rodeios em Sorocaba (SP)

           
Foto: Ilustração | Divulgação

A exploração de animais em rodeios na cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, é proibida há mais de 10 anos. Uma vitória conseguida após muita luta, esforço e um abaixo assinado com mais de 5 mil assinatura. Apoiando esse movimento, o vereador Irineu Toledo (Republicanos) protocolou o projeto de lei 9.017 no dia 21 de dezembro de 2009, abolindo definitivamente essa prática cruel.

Porém, essa decisão que deveria ser definitiva está ameaçada. Em abril de 2021, o vereador Vinícius Aith (PRTB) apresentou um PL que autoriza a volta de rodeios em Sorocaba (SP). Ativistas em defesa dos direitos animais reagiram imediatamente. Jussara Fernandes, presidente da ONG GAMAH e o Dr. Eduardo Abdala, Vice-presidente da Comissão do Meio ambiente, foram até a Câmara dos Vereadores e conseguiram o apoio de 13, dos 19 vereadores votantes da casa de leis.

Pressionado, Aith retirou o PL de pauta e voltou e protocolá-lo no fim do mês de junho, faltando poucos minutos para o encerramento do expediente. Felizmente, os ativistas conseguiram novamente barrar o PL retrógrado. Hoje (22), será realizada uma sessão extraordinária na qual serão votados projetos oriundos do executivo e, provavelmente, o projeto poderá ser incluído na mesma sessão.

No último fim de semana o prefeito Rodrigo Manga realizou, juntamente com alguns vereadores, a Primeira Cavalgada Solidária com o tema “A Fome Não É Fake”. Realizado em meio à pandemia, o evento teve a clara intenção de banalizar a exploração animal e demonstra apoio a atividades que abusem de animais para o entretenimento humano como rodeios.

Esse retrocesso não pode voltar.

Comente

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação

Você Viu?

ir para o topo