EnglishEspañolPortuguês

RETROCESSO

Ativistas lutam contra a volta de rodeios em Sorocaba (SP)

22 de julho de 2021
Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Divulgação

A exploração de animais em rodeios na cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, é proibida há mais de 10 anos. Uma vitória conseguida após muita luta, esforço e um abaixo assinado com mais de 5 mil assinatura. Apoiando esse movimento, o vereador Irineu Toledo (Republicanos) protocolou o projeto de lei 9.017 no dia 21 de dezembro de 2009, abolindo definitivamente essa prática cruel.

Porém, essa decisão que deveria ser definitiva está ameaçada. Em abril de 2021, o vereador Vinícius Aith (PRTB) apresentou um PL que autoriza a volta de rodeios em Sorocaba (SP). Ativistas em defesa dos direitos animais reagiram imediatamente. Jussara Fernandes, presidente da ONG GAMAH e o Dr. Eduardo Abdala, Vice-presidente da Comissão do Meio ambiente, foram até a Câmara dos Vereadores e conseguiram o apoio de 13, dos 19 vereadores votantes da casa de leis.

Pressionado, Aith retirou o PL de pauta e voltou e protocolá-lo no fim do mês de junho, faltando poucos minutos para o encerramento do expediente. Felizmente, os ativistas conseguiram novamente barrar o PL retrógrado. Hoje (22), será realizada uma sessão extraordinária na qual serão votados projetos oriundos do executivo e, provavelmente, o projeto poderá ser incluído na mesma sessão.

No último fim de semana o prefeito Rodrigo Manga realizou, juntamente com alguns vereadores, a Primeira Cavalgada Solidária com o tema “A Fome Não É Fake”. Realizado em meio à pandemia, o evento teve a clara intenção de banalizar a exploração animal e demonstra apoio a atividades que abusem de animais para o entretenimento humano como rodeios.

Esse retrocesso não pode voltar.

    Você viu?

    Ir para o topo