EnglishEspañolPortuguês

YEMEN

Leões morrem de fome e doenças em zoo devastado pela guerra

21 de julho de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Friends of Yemen Zoos

Três leões estão vivendo em situação de completo abandono no Zoológico de Sana’a, Yemen, correm o risco de morrer de fome. A região onde fica o zoo, que abriga mais de 700 animais, foi completamente devastado pelas guerras civis que assolam o país. Ativistas estão lutando contra o tempo para salvar os animais, mas os suprimentos são cada vez mais escassos. Os leões, por exemplo, estão magérrimos, doentes e só se alimentam uma vez por semana.

Os leões, Ward, Frence e Moklees, sãos os animais em estado mais crítico do zoo. Imagens registradas por ativistas mostram os animais gritando de fome. Além da falta de alimento, eles sofrem com a falta de higiene dos recintos. Por deitarem em seus próprios excrementos, eles desenvolveram sarna e outras doenças. O cheiro é insuportável. A fome extrema e o cativeiro estão alterando o comportamento dos animais, que estão cada dia mais apáticos.

Foto: Friends of Yemen Zoos

Além de Ward, que é o mais debilitado e Frence e Moklees, o Zoológico de Sana’a ainda abriga outros 30 leões. Funcionários do zoo às vezes alimentam os grandes felinos com cadáveres de animais encontrados em meio ao conflito, como vacas e burros. O zoo também não tem acesso a água potável e quando não consegue comprar caminhões pipas, os animais são abrigados a beber água insalubre. Nunca sobre água para a limpeza, que é completamente negligenciada.

Pessoas de várias partes do mundo estão fazendo doações para ajudar a salvar os animais do zoo, mas são apenas paliativos que não conseguem resolver de forma definitiva a situação do zoo. ONGs não conseguem enviar reforços para ajudar o zoo, mas em razão da guerra, há um grande risco de bombardeios e ataques. O governo do Yemen afirma que só pode enviar suporte quando a guerra tiver fim. Atualmente, 80% da população do país sobrevive com ajuda internacional.

Foto: Friends of Yemen Zoos

Além da fome e do abatimento físico causado pela desnutrição e doenças, os animais estão muito deprimidos, com um olhar vazio e tristeza profunda. A guerra os deixou traumatizados, com muito medo e estresse. Infelizmente, ainda não há nenhuma solução para ajudar os animais mantidos em cativeiro pelo zoo. Transportá-los para santuários tem um custo elevado e é muito arriscado. Ativistas esperam uma centelha de esperança ainda brilhe em meio ao caos.

    Você viu?

    Ir para o topo