EnglishEspañolPortuguês

INOVAÇÃO

Empresa lança tênis vegano feito com plástico bolha reciclado

19 de julho de 2021
Vitória Viviann Silva | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

Um novo sapato vegano foi projetado com plástico bolha reciclado. O tênis Nat-2 Sleek Low (US $ 350) é o resultado de uma colaboração entre a marca alemã de calçados sustentáveis ​​Nat-2 e a inovadora têxtil Isreali Remeant. Nat-2 é conhecida por usar materiais inovadores em seus sapatos, e a empresa vegana Remeant transforma o plástico descartado de aterros sanitários e oceanos para criar materiais sustentáveis ​​de alta qualidade para uma variedade de aplicações de produtos, como bolsas, móveis e roupas.

A linha Reduceusecycle da Nat-2 apresenta três sapatos vegan feitos de materiais reciclados, incluindo velcro e cordão reciclados. Sua versão com plástico bolha usa o material inovador da Remeant feito de plástico descartável usando um processo patenteado que garante que seja altamente durável, à prova d’água e leve. O couro plástico-bolha é 100% vegano e representa a primeira vez que o material plástico-bolha da Remeant foi usado em um design de calçado.

Os tênis nat-2 de gênero neutro são feitos à mão em uma pequena produção familiar na Itália. A parte superior do Sleek Low apresenta o material plástico-bolha, enquanto a sola intermediária é feita de cortiça removível. A sola é feita de borracha e os atacadores são confeccionados em PET reciclado. Exclusivamente, a gola do salto é feita de partículas de vidro refletivas.

Sapatos veganos sustentáveis ​​são o futuro

Marcas em todo o mundo estão usando materiais veganos inovadores para criar opções de calçados mais sustentáveis. Este mês, a marca de luxo Gucci lançou sua primeira linha de tênis vegan feitos de Demetra, uma alternativa de couro feita de 77% de matérias-primas vegetais, incluindo polpa de madeira e viscose. Para fazer com que o tênis pareça couro animal, ele é curtido da mesma forma que o couro seria, mas sem crueldade animal ou dano ambiental.

A empresa controladora da Gucci, Kering, que também gerencia o desenvolvimento de Saint Laurent, Bottega Veneta, Balenciaga, Alexander McQueen e muito mais, faz parte de uma coalizão de marcas de moda que trabalham com a startup Bolt Threads, fabricante de couro vegano derivado de cogumelo. Junto com Adidas, Stella McCartney e Lululemon, Kering está trabalhando com a startup Mylo, um couro vegano sustentável feito de micélio, o sistema de raízes de rápido crescimento dos cogumelos. Como parte dessa parceria, a Adidas revelou recentemente o Mylo Stan Smith, uma versão vegana de seus icônicos tênis Stan Smith feitos com couro à base de cogumelo.

A marca Streetwear Vans lançou recentemente sua primeira coleção de calçados sustentáveis, Eco Theory, apresentando quatro dos estilos de calçados mais vendidos da empresa, feitos com materiais de origem ética, vegan e ecologicamente corretos. Em vez de têxteis tradicionais como camurça e borracha à base de petróleo usados ​​em outros produtos da Vans, a coleção Eco Theory apresenta opções ecológicas como algodão orgânico, cortiça, borracha natural, cânhamo e tintas e colas à base de água.

Couro de balão vegano?

A marca de calçados de Lisboa Undo for Tomorrow oferece tênis vegan “Nuven” com uma sola multicolorida feita de balões de festa descartados e sobras de pneus de borracha. Os sapatos são feitos com outros materiais reciclados e naturais, como bambu para o forro, borracha da floresta amazônica de origem sustentável para as biqueiras, óleo de rodízio para a palmilha e plástico reciclado para o revestimento externo de camurça vegana.

E no início deste ano, a marca de calçados Sylven New York lançou o primeiro tênis vegano feito de maçã e coco. O tênis “Mel” é feito à mão na Itália com couro de maçã, casca de coco e uma borracha renovável feita de seiva de árvore. O couro da maçã, feito com resíduos orgânicos da maçã da Itália, é um material muito utilizado pela marca, mas a casca do coco e a borracha de hevea láctea são novos materiais naturais que foram incorporados ao calçado.

    Você viu?

    Ir para o topo