EnglishEspañolPortuguês

FOZ DO IGUAÇU (PR)

Protetores fazem protesto pedindo castrações e ração para cães e gatos

13 de julho de 2021
Kauana Kempner I Redação da ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Roberto Wolfart/RPC

Na última segunda-feira (12), protetores de animais se manifestaram em frente à prefeitura de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, pedindo agilidade na distribuição da ração e pelo retorno das castrações.

Segundo o portal do G1, cerca de 50 pessoas participaram do ato. Os manifestantes também pedem que as denúncias de maus-tratos recebidas sejam verificadas pela diretoria Bem-estar Animal.

“Quando se falou em criar uma diretoria de bem-estar animal, a principal reivindicação das protetoras de Foz do Iguaçu é de que a diretoria verificasse as denúncias de maus-tratos, porque existe um número muito grande aqui em Foz do Iguaçu e são recorrentes. Como é que vamos ter uma diretoria que diz que é de bem-estar animal que não verifica denúncias de maus-tratos?”, disse a protetora e organizadora da manifestação, Elisa de Fátima Vargas.

O movimento foi pacífico e não atrapalhou o trânsito, os manifestantes seguravam cartazes com suas reivindicações.

Conforme o presidente do Conselho Municipal de Defesa e Proteção Animal, Noeli Cassini, durante a pandemia o número de cães e gatos abandonados aumentou 50%, em Foz do Iguaçu. O conselho também calcula que há cerca de 2 mil animais sob cuidados de protetores. Existem cerca de 62 protetores cadastrados na cidade.

Resposta da prefeitura

A diretoria de Bem-estar animal informou que a partir desta terça-feira (13) vai começar a vistoriar as casas dos protetores de animais, e também avalia a possibilidade legal de entregar uma parte da ração juntamente com o termo de visitaria.

A diretoria também disse que em relação às castrações, nos próximos dias, deve ser homologada a contratação de uma empresa, que cuidará dos procedimentos cirúrgicos dos animais.

Juntamente com a Secretaria Municipal da Fazenda, estão trabalhando para um fiscal atuar de acordo com as determinações do grupamento de defesa animal.

Você viu?

Ir para o topo