EnglishEspañolPortuguês

DESTAQUE INTERNACIONAL

Porto do Açu recebe prêmio internacional de sustentabilidade com projeto de conservação de tartarugas

13 de julho de 2021
Patrícia Bertola | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Imagem Pexels
Foto: Reprodução | Pexels

A cerimônia ocorreu em junho de 2021 e foi organizada pela Associação internacional de Portos (IAPH), maior entidade do setor de portos. Concorreram em cinco categorias mais de 60 projetos representados por 21 países. Este é o segundo ano que o Porto do Açu ganha o prêmio.

Conhecendo o projeto

No Brasil ocorrem cinco das sete espécies de tartarugas encontradas no mundo e todas elas estão ameaçadas de acordo com os critérios do Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de extinção (ICMBio/MMA) e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

O Porto do Açu, localizado em São João da Barra, Norte Fluminsense (RJ), está situado em área prioritária para conservação da espécie Caretta caretta, popularmente conhecida como tartaruga cabeçuda. Esta área é de grande importância para alimentação, descanso e reprodução desta espécie.

As atividades de conservação desenvolvidas pelo porto tiveram início em 2008 com a participação de especialistas e o envolvimento de instituições ligadas à proteção destes animais, órgãos públicos e as comunidades locais.

Até o momento o projeto obteve conquistas importantes tais como a soltura de 1 milhão de tartaruguinhas, 70 animais foram resgatados, tratados e soltos novamente ao mar, 110 animais marcados e 25 deles foram instalados equipamentos de monitoramento via satélite para monitorar o deslocamento dos animais.

A educação ambiental é um ponto essencial destas conquistas e envolveram mais de 7.500 pessoas.

Para obter mais informações é possível acessar o site do Porto do Açu e o vídeo.

Você viu?

Ir para o topo