EnglishEspañolPortuguês

ENCALHE

Baleia-jubarte é encontrada morta enrolada em redes de pesca em SC

O número de baleias encontradas mortas este ano no litoral brasileiro bateu recorde, sendo considerado o maior dos últimos cinco anos. Até o momento, 54 baleias encalharam sem vida no país

9 de julho de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Emanuel Ferreira/R3 Animal

Uma baleia-jubarte foi encontrada morta na quinta-feira (8) na Ilha de Florianópolis, em Santa Catarina. O corpo do animal marinho, que encalhou na praia do Campeche, estava enrolado em redes de pesca, o que pode indicar uma possível morte por afogamento.

A realização do exame de necrópsia e do enterro, realizados nesta sexta-feira (9), ficaram sob a responsabilidade da R3 Animal, entidade que atua na preservação de animais marinhos e integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

A coleta de material para a realização da necrópsia já havia sido feita no dia em que o encalhe aconteceu, mas como a equipe da instituição só conseguiu ter contato com a baleia ao entardecer, a realização do exame e o enterro ficaram para sexta-feira.

Jovem, a baleia já havia sido avistada por uma equipe da R3 Animal enquanto boiava em alto mar, já sem vida. No entanto, como só é possível fazer a retirada do corpo em terra firme, os membros da entidade aguardaram até o animal encalhar na praia.

O número de baleias encontradas mortas este ano no litoral brasileiro bateu recorde, sendo considerado o maior dos últimos cinco anos. Até o momento, 54 baleias encalharam sem vida no país. No caso das jubartes, o destino principal da espécie é Abrolhos, no Sul da Bahia, e a viagem até o Brasil se dá por conta do período reprodutivo.

A morte de baleias em redes de pesca como a de arrasto – em formato de saco, elas são grandes e capturam diversos animais marinhos acidentalmente, além dos peixes, que são o alvo direto – é considerada crime no Brasil. A Lei de Crimes Ambientais prevê pena de até um ano de detenção, além de multa, aos infratores.

O que fazer ao encontrar animal morto ou debilitado

A orientação para quem encontrar um animal marinho morto ou debilitado em uma praia é, em primeiro lugar, manter a distância e ajudar a isolar o espaço. No caso de mamíferos, aves ou tartarugas marinhas encontrados doentes ou sem vida em Florianópolis, o serviço de resgate deve ser acionado através do telefone 0800 642 3341.

É recomendado ainda evitar a aproximação dos animais marinhos com cães e gatos, já que eles podem transmitir doenças entre si e também podem ocorrer brigas. O uso de fotos com flash também deve ser evitado, assim como o fornecimento de alimentos. O banhista também não deve tentar forçar o animal a entrar no mar.

Você viu?

Ir para o topo