ESCLARECIMENTO            

Leite “zero lactose” é vegano?

           
Foto: Pixabay

A falta de conhecimento a respeito do que é ou não é vegano faz com que as pessoas confundam as coisas e ofereçam erroneamente os produtos na hora de vendê-los. Já passei por muitas situações em que busquei algo vegano e me ofereceram algo não vegano afirmando que era o que eu queria.

Assim aconteceu com a manteiga ghee, com bolos, salgados, cosméticos e muitos outros produtos que tinham sim algo de origem animal e o vendedor por ignorância, ou até mesmo má-fé, ignorou. É possível que seja ignorância, por exemplo, fui a uma panificadora neste sábado e perguntei se tinha algum bolo vegano, a moça ofereceu várias coisas ou com ovos, ou com leite de origem animal, ou “zero lactose”.

Ora, trabalhar com restaurante, panificadora, mercado, lanchonete e não saber o que um vegano, vegetariano ou celíaco come é puro despreparo. Enfim, resolvi explicar nesta semana que “zero lactose” não é a mesma coisa que “zero leite”.

A lactose é um tipo de açúcar que se pode encontrar no leite de origem animal. Há pessoas que tem alergia e por isso precisam adquirir produtos sem a lactose. Porém, a retirada da lactose não retira a característica do leite que continua sendo de origem animal, ou seja, leite animal “zero lactose” não é vegano.

O leite vegano é aquele proveniente de outra fonte que não seja animal, como o de coco, castanhas, amendoim, arroz, amêndoas, soja e tantos outros. Um produto vegano não contém NADA de origem animal, então, não adianta oferecer um bolo com leite de soja coberto com leite condensado (não vegano).

É muito simples produzir alimentos veganos e colocar à disposição para venda, mas é necessário se informar. Em uma oportunidade, uma pastelaria ofereceu pastel vegano com recheio de muçarela não vegana, ou seja, tratava-se de um pastel vegetariano.

Não se trata apenas de “gosto”, trata-se de uma construção intrínseca que leva muito tempo. “Enganar” o consumidor é faltar com o respeito, não é ético. Convido vocês a experimentar a cobertura de bolo feita com leite de coco, cacau e açúcar mascavo. Jogue por cima uma farofinha de castanhas… delícia!

Vamos pessoal… Vamos conhecer coisas novas!

Espero ter contribuído para seus conhecimentos!

Animastê!

*Texto publicado originalmente no portal ClicNavegantes.

Comente

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação
               

Veja Também

ir para o topo