EXTINÇÃO            

Espanha proíbe por um ano a caça da pomba-tartaruga

           
Markus Varesvuo | NPL | Alamy

Cerca de 1 milhão de pombos-tartaruga migrantes serão poupados depois que as autoridades espanholas concordaram com a proibição de um ano de caça ao pássaro.

A pomba-tartaruga é uma espécie mundialmente ameaçada e é a ave reprodutora mais ameaçada da Grã-Bretanha, com as populações caindo pela metade em apenas cinco anos e possivelmente menos de 2.000 pares restantes.

A modelagem populacional mostrou que os números na Europa Ocidental podem aumentar em até 5% ao ano se a caça for interrompida, embora a principal causa do declínio a longo prazo das espécies seja a intensificação da agricultura, reduzindo a disponibilidade de alimentos.

A maioria das autoridades regionais espanholas concordaram com a proibição da caça da ave quando ela cruzar o país em 2021. Estima-se que 900.000 são mortos a cada ano.

O Dr. Andy Evans, chefe da recuperação global de espécies da RSPB, disse: “Este é um passo muito positivo das autoridades espanholas, porque a Espanha é um país chave na rota de migração das espécies.

“A caça agrava os problemas para essas aves causados ​​pelas mudanças agrícolas, mas ambos os problemas precisam ser enfrentados para salvar a espécie. Ao parar de caçar, as rolas têm uma chance melhor de se recuperar”.

SEO BirdLife, a Sociedade Espanhola de Ornitologia, saudou a notícia, mas pediu às autoridades espanholas que incluam a pomba-tartaruga no catálogo de espécies ameaçadas do país, o que a impediria de ser caçada enquanto permanecer ameaçada. Essa lista também obrigaria as autoridades a desenvolver uma gestão de conservação para ajudar as espécies.

Comente

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação
               

Veja Também

ir para o topo