EnglishEspañolPortuguês

PROTEÇÃO ANIMAL

Jaguariúna (SP) cria censo para levantar número de animais domésticos em prol de políticas públicas

O levantamento deve beneficiar o programa de saúde animal do município

29 de junho de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Pixabay

A Prefeitura de Jaguariúna, no interior do estado de São Paulo, criou um projeto inédito no município para quantificar os animais domésticos que vivem sob a tutela de moradores da cidade.

Denominado “Censo Animal”, o projeto visa contabilizar e identificar os animais para viabilizar políticas públicas em prol dos cães e gatos. O levantamento realizado pela primeira vez na cidade acontece ao mesmo tempo em que a prefeitura realiza a campanha de recadastramento do Cartão Cidadão, voltada às pessoas que vivem em Jaguariúna.

Os dois projetos foram unidos de forma que, ao realizar o recadastro do cartão, o munícipe informa se tutela algum animal. Os moradores da cidade que tiverem animais em casa receberão um link de acesso a um site por meio do qual irão ter acesso a um formulário denominado “Parâmetros da dinâmica populacional de cães e gatos domiciliados”. O preenchimento que deve ser feito pelo morador tem como objetivo identificar os animais e traçar o perfil de cada um deles.

O levantamento deve beneficiar o programa de saúde animal do município. Além de clínicas veterinárias credenciadas, esse programa conta com o Posto de Atendimento Médico-Veterinário e o Castra-Móvel.

De acordo com a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, as informações levantadas são importantes para melhorar a saúde dos animais. Elas também servirão para analisar a eficiência da castração.

“Com as informações dadas pelos tutores, poderemos direcionar e acrescentar novos projetos e ações que busquem melhorias para os animais”, explicou Maria do Carmo em entrevista ao portal A Cidade ON.

A secretária mencionou ainda a utilidade do censo para identificar possíveis vulnerabilidades nos lares onde os animais vivem, o que permitiria prevenir casos de crimes de maus-tratos cometidos contra cães e gatos.

Você viu?

Ir para o topo