EnglishEspañolPortuguês

PROTEÇÃO AMBIENTAL

Projeto Dedo Verde & ANDA planta flores e ervas medicinais em área degradada

O plantio foi realizado após um longo período sem propostas de mutirões ou eventos por causa da pandemia

27 de junho de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

Na última semana, os voluntários do Projeto Dedo Verde & ANDA fizeram o plantio de ervas medicinais e aromáticas, além de flores, em uma área degradada na cidade de São Pedro, no interior de São Paulo. Dentre as espécies plantadas estão gerânios, arruda, erva cidreira, melissa, hortelã e cosmos. Foram cerca de 20 mudas no total, sem contar as centenas de sementes de girassol.

O plantio foi realizado após um longo período sem propostas de mutirões ou eventos por causa da pandemia. Além das mudas plantadas, também foi realizada a feitura de uma arquibancada para o anfiteatro ao ar livre com a troca de erosão e braquiária por grama. Os voluntários realizaram também o primeiro encontro de avistamento de aves, onde catalogaram 30 diferentes espécies, sendo uma rara.

São elas: “andorinha-pequena-de-casa, asa-branca, bem-te-vi, pardal, quero-quero, sanhaço-cinzento, guaracava-de-barriga-amarela, suiriri, andorinha-cerradora, tico-tico-do-campo, rolinha-roxa, gavião-carijó, joão-de-barro, sabiá-do-campo, pitiguari, maria-preta-de-penacho, carcará, canário-da-terra, bentivizinho-de-penacho-vermelho, pica-pau-do-campo, urubu, príncipe, gibão-de-couro, tuim, coruja-buraqueira, periquito-de-encontro-amarelo, saíra-amarela, beija-flor, pipira-vermelha e pombo doméstico.

Neste domingo (27), outras 15 mudas de plantas foram plantadas pelos voluntários. Doadas por uma moradora da cidade, foram plantadas mudas de ipê verde, canifistula, abacate, graviola branca e mangostim. Durante a semana, ainda serão plantadas mudas de tâmaras.

Voluntário do projeto, o ator e gestor ambiental Haroldo Botta citou a importância da parceria entre o grupo de voluntariado Dedo Verde e a ANDA. Segundo ele, trata-se de “uma união do trabalho ambiental de recuperação de áreas verdes degradadas, matas ciliares e nascentes, com a observação, proteção e respeito pela vida animal silvestre”.

O ambientalista citou ainda os trabalhos voltados ao cuidado com os animais domésticos através do projeto Parcão, “que a ANDA propôs na idealização do parque urbano sustentável”.

Outra vertente do projeto é a Escola Verde, que tem como objetivo oferecer aulas ao ar livre, palestras, plantios, caminhadas, avistamento de aves, e expressões artísticas como teatro, dança e música aos alunos das redes municipal, estadual e privada de ensino de São Pedro. No entanto, conforme mencionado por Haroldo, “por causa da pandemia, as aulas presenciais continuam suspensas”. Quando a crise sanitária se findar, todas as atividades serão oferecidas regularmente.

Você viu?

Ir para o topo