EnglishEspañolPortuguês

TORTURA

Conheça a crueldade por trás das pinturas feitas por elefantes

27 de junho de 2021
Elys Marina | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
GoBOb | Shutterstock

Elefantes são seres incríveis, majestosos e lembram a pequenez dos seres humanos diante da grandiosidade da natureza. O fascínio que esses animais provocam incentivam desejos equivocados de preferir vê-los cativos e próximos do que distantes e libertos. Pessoas que lucram com o abuso e exploração de animais sempre inovam em formas de atrair turistas e simpatizantes como passeios com elefantes, nados com elefantes e até mesmo vender a experiência de ver elefantes pintando quadros.

Embora isso possa parecer uma forma de ver o quanto esses animais são profundamente inteligentes, esconde a tortura e a crueldade que envolve o treinamento a que esses animais são submetidos. A Tailândia abriga uma série de acampamentos e parques temáticos onde turistas e visitantes podem trocar alguns minutos de lazer para financiar a escravidão de elefantes. O Maesa Elephant Camp está em operação desde 1976 e é considerado uma “referência” no condicionamento de elefantes pintores.

Lá, cerca de 80 elefantes vivem aprisionados tendo como único objetivo entreter os visitantes. O fundador do local, Choochart Kalmapijit, viajou por vários locais do país comprando elefantes e recrutando treinadores (mahouts), responsáveis por obrigar animais a aprenderem truques e exibirem comportamentos antinaturais. Pintar quadros não é um exemplo de como elefantes podem ser inteligentes, mas um lembrete da força e tirania da ganância dos seres humanos em busca de dinheiro.

Poonsap | ShutterstockTreinamentos pautados na tortura

Os elefantes designados para serem “artistas” são separados de suas mães quando têm apenas dois anos e entregues a mahout, que os ensinarão a obedecer comandos e a segurarem pincéis e escovas para realizar pinturas. Os que têm sorte, aprendem em um mês, mas os que resistem aos ensinamentos são agredidos, acorrentados e sofrem todo tipo de privação. A dor e o sofrimento aos quais esses bebês são submetidos são a únicas motivações para que eles aprendam a pintar.

A organização Born Free explica que locais como Maesa Elephant Camp nascem e prosperam mentindo e reforçando o mito de que pintar é uma atividade natural para elefantes, quando na verdade esses animais suportam meses de abuso físico para aprender a segurar um pincel, desenhar uma linha reta e pintar flores e folhas nas árvores. Quando estão pintando, esses animais são acompanhados pelos mahout, que segurança uma lança afiada pronta para espetar os elefantes em caso de desobediência.

Alexlky | ShutterstockDiga não ao abuso animal

O turismo é o principal fomentador desse tipo de prática. Sem demanda, locais como o Maesa Elephant Camp serão fadados a fechar e não poderão mais abusar de animais. Diga não a atividades turísticas que sejam pautadas na crueldade animal. De preferência, evite países que permitem o abuso animal e force-os a adotar uma agenda educacional que estimule o respeito e a preservação das espécies. Você tem o poder de salvar esses animais e evitar que novos filhotes seja escravizados.

 

Você viu?

Ir para o topo