FESTA JUNINA VEGANA            

Pamonha doce

           
Foto: Divulgação

A pamonha é uma deliciosa iguaria que tem origem indígena e ganhou diversas variações no Nordeste, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e até mesmo Paraná. Muitos acreditam que o leite de origem animal é fundamental para fazer pamonha, mas é totalmente possível fazer uma receita vegana e saborosa. Confira abaixo:

Ingredientes

– 12 espigas de milho verde com palha
– 1 xícara de açúcar
– 1 xícara de leite de coco

Preparação

Retire todas as palhas das espigas de milho, guardando as mais bonitas para embrulhar a pamonha depois.

Com uma faca, ajuste a lâmina entre um fileira de grãos e outra e vá empurrando os grãos de forma que saiam inteiro do sabugo, ou corte-os bem rente com uma faca, raspando depois o sabugo com uma colher para remover o resto de polpa de milho que ficou no sabugo.

Moa os grãos de milho no processador de alimentos ou bata-os no liquidificador com um mínimo de água ou leite, só o suficiente para facilitar o processo.

Coloque a massa numa tigela, acrescente o açúcar e o leite de coco e mexa até obter uma massa homogênea. Use as palhas previamente aferventadas e faça uma espécie de saquinho.

Preencha com massa só até a metade. Com outra palha, feche por cima e amarre com barbante.

Em uma panela grande, ferva uma boa quantidade de água, e, após a fervura completa, comece a adicionar as pamonhas, uma por uma – mas não se esqueça: somente depois da fervura completa da água.

Coloque alguns sabugos de milho por cima, para que as pamonhas fiquem submersas.

Cozinhe por aproximadamente 40 minutos, retire as pamonhas escorrendo-as com uma escumadeira. Sirva morna ou fria.

Comente

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação
               

Veja Também

ir para o topo