EnglishEspañolPortuguês

ESCRAVIDÃO

Elefantes subnutridos são encontrados acorrentados e abandonados em acampamento

23 de junho de 2021
Elys Marina | Redação ANDA
5 min. de leitura
A-
A+
Reprodução | Viral Press

Elefantes exaustos, considerados tão fracos que eram presos por correntes ao pescoço, foram descobertos em um acampamento na Tailândia. Os animais foram descobertos por turistas indignados que visitavam o acampamento Chang Puak, que oferece passeios de elefante e shows, na província de Ratchaburi.

Os três elefantes: Plai See Dor Thong Pool, 15, Plai Boon Mee, 15, e Plai Kham Kaew, 45, estavam supostamente tão fracos que tiveram de ser presos por correntes ao pescoço para não desabarem. Imagens e vídeos assustadores mostraram os elefantes magros caídos sobre os postes de metal enquanto lutavam para se levantar e eram incapazes de se mover livremente.

Reprodução | Viral Press

Acredita-se que os animais tenham sofrido negligência depois que a pandemia de Covid-19  matou o turismo internacional na Tailândia dizimando até 20% do PIB do país.

Mas os elefantes foram finalmente encontrados em 18 de junho por oficiais do Departamento de Desenvolvimento da Pecuária (DLD), depois que o acampamento de animais foi denunciado às autoridades.

Reprodução | Viral Press

Os elefantes foram desencadeados e levados para serem examinados, antes de serem devolvidos ao acampamento dos animais, onde permanecem agora.

Um porta-voz da DLD disse: ‘Visitamos o acampamento depois de receber relatórios para confirmar e vimos os animais amarrados com correntes. Agora estamos investigando os mahouts. Nós também os advertimos para não repetir isso ou eles poderiam ser acusados ​​de violação de nossas leis de proteção animal”.

Authai Saetang, oficial regional do Departamento de Desenvolvimento da Pecuária (DLD), acrescentou: “A equipe visitou o acampamento de elefantes no dia 18 de junho e removeu as correntes de três elefantes. Eles foram examinados por nosso veterinário e depois devolvidos ao guardião”.

Foi feito um aviso oficial e ele concordou em não manter os animais nessa condição. Vamos verificar novamente no futuro se os elefantes estiverem sendo negligenciados, ele será processado e os elefantes serão confiscados.

O oficial do acampamento e mahout Thavorn Parnkaew se desculpou após o incidente e negou que eles estivessem sendo cruéis com os animais.

Ele insistiu que os elefantes foram acorrentados devido a “questões de segurança” e acrescentou que dirá aos mahouts para não amarrarem mais os animais pelo pescoço.

Reprodução | Viral Press

O treinador de elefantes continuou: “Muitos de nossos mahouts foram dispensados ​​por causa do Covid-19. O acampamento não podia arcar com o custo de pagá-los enquanto mantinham comida para os elefantes, então tivemos que reduzir alguns deles. Agora enfrentamos uma escassez de mahouts para cuidar dos elefantes, então tivemos que acorrentá-los por questões de segurança. Sempre cuidamos bem deles como nossa família”.

E acrescentou : “Pedimos desculpas e vamos instruir todos os nossos mahouts no acampamento para não amarrar os elefantes pelo pescoço novamente. Esperamos a compreensão de todos”.

Reprodução | Viral Press

Grupos em defesa dos direitos animais, incluindo Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (PETA), fizeram campanha para que o país proibisse a exploração de elefantes na indústria do turismo.

O chefe da organização na Ásia, Jason Barker, disse: “Os acampamentos de elefantes, que lucraram com o sofrimento dos elefantes por décadas, deveriam realojar os elefantes em santuários respeitáveis ​​como o BLES imediatamente antes de morrerem de negligência e fome”.

Elefantes como este emaciado estão vivendo uma vida de tormento para a indústria de “entretenimento da Tailândia”. A pandemia de Covid-19 é uma chance para qualquer instalação que explora elefantes e outros animais para obter lucro refletir sobre o que o futuro reserva.

Há um reconhecimento crescente de que passeios de elefante, forçando elefantes a realizar outros “truques” e mantê-los cativos para o lucro é eticamente indefensável.

A PETA exorta todos os que genuinamente se preocupam com os elefantes a nunca apoiarem qualquer instalação que explore esses animais majestosos e, em vez disso, doem para campanhas que realmente protegem os elefantes em seus habitats nativos.

Reprodução | Viral Press

Em fevereiro, as equipes de resgate lutaram para salvar um elefante faminto que foi encontrado “dias após a morte” depois de ter sido abandonado em um acampamento turístico tailandês fechado em razão da pandemia.

O elefante masculino chamado Khun Pan, 50, estava trabalhando no Parque Chang Siam em Chonburi, leste da Tailândia, dando carona a turistas até a pandemia de Covid-19, com os turistas proibidos de visitá-los.

Tragicamente, o elefante foi deixado para morrer de fome tornando-se tão magro que seus ossos estavam saindo de sua pele.

Khun Pan foi encontrado coberto de feridas de onde estivera deitado no chão duro e empoeirado, enquanto suas longas presas de marfim começaram a enfraquecer e rachar.

Médicos de um hospital veterinário na vizinha Pattaya chegaram ao Parque Chang Siam e descobriram que o elefante estava fraco demais para ficar de pé sozinho, pois estava a poucos dias da morte.

Eles tiveram que içar o elefante com tiras de couro presas a uma árvore próxima para ajudá-lo a se levantar. Os médicos aplicaram um gotejamento intravenoso com solução salina para reidratar o animal.

O guardião de Khun Pan, Lee Petchkla, 55, culpou a falta de turistas pela condição do elefante.

Estima-se que 2.000 elefantes vivam em estado selvagem na Tailândia e um número semelhante em cativeiro, onde vivem em santuários, zoológicos ou trabalham de forma privada para alugar em casamentos e festivais.

Reprodução | Viral Press

Restrições de viagens devido à pandemia de Covid-19 significaram que os elefantes na indústria do turismo da Tailândia sofreram, com muitos santuários e acampamentos que os exploram lutando para pagar sua manutenção.

Na natureza, eles vagam pela selva profunda e nos parques nacionais protegidos, mas frequentemente encontram humanos nas estradas e nas aldeias.

Os animais nacionais são protegidos por leis e matá-los acarreta uma pena máxima de prisão de até três anos e uma multa de 1.000 baht (R$ 161,41 reais).

Você viu?

Ir para o topo