EnglishEspañolPortuguês

JUNDIAÍ (SP)

Campanha incentiva idosos a adotar animais para combater a solidão

A iniciativa visa reduzir o número de animais abandonados e beneficiar idosos que vivem sozinhos e precisam de companhia

23 de junho de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Freepik/Ilustrativa

Uma campanha de conscientização realizada em Jundiaí, no interior do estado de São Paulo, incentiva a população idosa do município a adotar cachorros e gatos que sobreviveram ao abandono e aos maus-tratos. O objetivo é unir duas boas causas: o combate à solidão vivenciada pelos idosos e o incentivo à adoção de animais.

De iniciativa da Prefeitura de Jundiaí, a campanha é realizada pelo Departamento do Bem-Estar Animal (Debea) e visa reduzir o número de animais abandonados e maltratados.

Com a chegada da pandemia de coronavírus ao Brasil, a quantidade de idosos vivendo de maneira solitária aumentou. Esse grupo de pessoas já costumava viver sozinho antes do vírus contaminar a população brasileira, mas a necessidade de promover o distanciamento social durante a pandemia tornou a realidade dessas pessoas ainda mais difícil.

A companhia de um animal, no entanto, é capaz de reverter esse cenário sofrido. A sensação de estar sozinho e não ter o amor de alguém por perto chega ao fim quando um animal se aproxima, aninhando-se, pedindo carinho e oferecendo amor incondicional ao tutor.

Ciente da realidade dos idosos e dos animais abandonados, a equipe do Debea criou a campanha para amenizar o sofrimento tanto da população idosa quanto dos cachorros e gatos que esperam por um lar no abrigo da prefeitura.

Como adotar?

Interessados em adotar animais abandonados devem comparecer à sede do Debea, localizado na Rua Abraão Farrão, 8, Chácara São Francisco. Embora a campanha seja voltada à adoção por idosos, pessoas de qualquer idade, desde que maiores de 18 anos, podem efetuar a adoção.

O Departamento do Bem-Estar Animal funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h. O candidato à adoção deve comparecer ao local munido de documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de residência.

Fotos dos animais disponíveis para adoção podem ser conferidas no site oficial do Debea. O comparecimento ao local para conhecê-los, porém, é importante, já que através de fotografias não é possível sentir a doçura de cada um deles, tampouco conhecer um pouco da personalidade e temperamento desses animais que já sofreram tanto e merecem uma chance de viver cercados de amor.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone do departamento: (11) 4582-2649.

Você viu?

Ir para o topo