EnglishEspañolPortuguês

ESTRESSE

Animais explorados para entretenimento são confinados em caixas em prova do Power Couple Brasil

Submetidos a estresse, os animais foram objetificados em nome da audiência do programa

23 de junho de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/Twitter

O programa Power Couple Brasil 5, da Record, gerou revolta nas redes sociais após explorar animais para entretenimento humano confinando-os em caixas pequenas durante a Prova das Mulheres. Rato, cobra, coelho e lagarto estão entre as espécies exploradas pelo programa. Durante a dinâmica, as participantes eram vendadas e tinham que tatear os animais para identificá-los.

Submetidos a estresse, os animais foram objetificados em nome da audiência do programa. Para a médica veterinária Barbara Santili, a Record poderia ter recorrido a outras formas de chamar a atenção do público sem envolver animais.

Durante a prova, alguns participantes soltavam os animais dentro das caixas após tatearem seus corpos. Trechos da dinâmica divulgados na internet revoltaram os internautas. Em entrevista ao portal Notícias da TV, Santili lamentou a decisão da emissora de explorar animais para entretenimento e explicou os riscos aos quais eles foram submetidos.

“As caixas são transparentes, os animais estão o tempo todo expostos, não existe nenhum lugar para eles se esconderem caso estejam com medo, é meio obvio que devem estar. Pelo que vi, não estão com água nem alimento”, afirmou.

“Existe um conceito definido para o bem-estar dos animais que são as cinco liberdades: livre de fome e sede; livre para expressar seu comportamento natural; livre de medo e estresse; livre de dor e doença; e livre de desconforto. Ou seja, nenhuma das liberdades a que eles têm direito está sendo respeitada nessa prova”, completou.

A veterinária também questionou a necessidade de explorar animais em nome da audiência. “Sei que esses animais estão vivendo somente uma parte da vida deles nessa situação, mas isso realmente é necessário? Não existia outro meio para realizar uma prova? É muito triste isso. Tirando o fato de que se tratam de vidas, que devem ser manejadas de forma correta para evitar qualquer tipo de lesão. Espero que eles não usem mais animais para tentar conseguir audiência”, afirmou.

O Power Couple Brasil também foi veementemente criticado por inúmeros internautas que se revoltaram com as condições nas quais os animais foram mantidos. No Twitter, um deles apontou que o programa submeteu os animais a maus-tratos.

“Surreal colocarem um coelho preso nessa caixa há horas pra uma prova do Power Couple. Que absurdo”, escreveu um usuário do Twitter identificado como Dantas. Em resposta ao internauta, um rapaz questionou os maus-tratos a todos os animais ali presentes. “Não só o coelho, todos os animais que tão ali, presos, tendo gente passando a mão neles, as vezes até de maneira grosseira”, disse Agno.

“E sim, todos os bichinhos. É que me apeguei ao coelhinho e só falei dele, estou errado, é um absurdo com todos os bichinhos. Um absurdo!”, completou Dantas. “Sou 100% contra qualquer prova que envolva animais!!!!! Isso tem que acabar!!!”, acrescentou uma terceira internauta identificada como Sheila.

Você viu?

Ir para o topo