EnglishEspañolPortuguês

RECONHECIMENTO

A Terra agora tem cinco oceanos, diz a National Geographic Society

O Oceano Antártico ao redor da Antártica foi reconhecido pela organização sem fins lucrativos

23 de junho de 2021
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Pixabay

Agora existem cinco oceanos no planeta, de acordo com a National Geographic Society. A organização sem fins lucrativos informou que decidiu aceitar o corpo de água ao redor da Antártica como um oceano separado. O Oceano Antártico é o quinto oceano a ser reconhecido pelo grupo desde que começaram a fazer mapas em 1915.

Os demais incluem os Oceanos Atlântico, Pacífico, Índico e Ártico.

A National Geographic disse que seus cartógrafos decidiram que “a rápida corrente que circunda a Antártica mantém as águas distintas” e dignas de serem consideradas um oceano por si só.

“O Oceano Antártico há muito é reconhecido por cientistas, mas como nunca houve um acordo internacional, nós nunca o reconhecemos oficialmente”, disse Alex Tait, geógrafo do National Geographic Society.

Ele disse que o comitê de política de mapas do grupo vem considerando a mudança há anos e vem rastreando o Oceano Antártico sendo “cada vez mais” mencionado pelos cientistas e pela imprensa.

Tait acrescentou que a National Geographic Society deu o passo para reconhecer o Oceano Antártico “devido à sua separação ecológica”.

Este é o único oceano a ser definido pela sua corrente, em vez de ser reconhecido pelos continentes que o cercam, disse a revista National Geographic.

De acordo com o World Wide Fund (WWF), o Oceano Antártico – que circunda o continente Antártico inteiro – é o mais jovem dos oceanos do mundo, tendo sido formado quando a Antártica e a América do Sul de separaram, há aproximadamente 30 milhões de anos.

“Poucos dos ambientes selvagens remanescentes na Terra são mais valiosos ou vulneráveis que a Antártica e o Oceano Antártico ao redor”, diz ele.

“O ambiente marinho comporta uma rica vida animal e vegetal, incluindo pinguins, focas, baleias e albatrozes.”

Mas a organização não-governamental alertou que o Oceano Antártico também se tornou um “depósito de lixo”.

A National Geographic Society decidiu reconhecer o Oceano Antártico a partir de 8 de junho, que é o Dia Mundial dos Oceanos.

O Tait disse que esta mudança afetará como as crianças que utilizam mapas nas escolas entendem o mundo.

“Os estudantes aprendem informações sobre o mundo dos oceanos através de quais oceanos você está estudando. Se você não inclui o Oceano Antártico, então você não aprende as especificidades dele ou o quão importante ele é”, disse.

    Você viu?

    Ir para o topo