EnglishEspañolPortuguês

JAPÃO

Galinhas exploradas para a produção de ovos são sufocadas até a morte com sacos plásticos

22 de junho de 2021
Elys Marina | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | PETA

Uma investigação da organização Pessoas Pelo Tratamento Ético dos Animais (PETA) realizada no Japão está expondo a crueldade por trás da produção de ovos. Em um vídeo de pouco mais de dois minutos, a organização defende que a maneira mais eficaz de não contribuir com a crueldade na produção de ovos é deixando de consumi-los.

Desta vez a entidade chama a atenção para o fato de que as filmagens registradas nas granjas Miyapo, que fornece ovos para grandes fabricantes de alimentos do Japão, entre eles supostamente a Kewpie, que produz a maionese mais popular do país, com 30% de ovos na composição, retratam o triste cotidiano das aves engaioladas por toda a vida para atender as predileções dos consumidores.

Como resultado da investigação, a PETA pede que a Kewpie altere sua fórmula e não utilize mais ovos na fabricação de sua maionese. O pedido é acompanhado de um vídeo que mostra o diário descarte de galinhas doentes ou pouco produtivas, o que é comum no mundo todo, incluindo o Brasil.

O vídeo mostra aves sendo sufocadas até a morte dentro de sacos plásticos após serem consideradas improdutivas. Há galinhas que compartilham a mesma gaiola com outras que morreram entre as grades enquanto tentavam colocar a cabeça para fora ou fugir.

“Galinhas doentes e feridas são mantidas em gaiolas tão pequenas que nem conseguem abrir as asas”. Muitas estavam tão estressadas que arrancavam suas próprias penas. Encontramos galinhas enroscadas em telas de arame, informa a PETA.

O vídeo também expõe exemplos de galinhas que sofreram de prolapso uterino, uma dolorosa condição que surge quando são forçadas a irem além de sua capacidade natural de produção de ovos.

“Encontramos galinhas enroscadas em telas de arame, que foram ignoradas e deixadas agonizando até a morte. Depois que morreram, os funcionários deixaram seus corpos apodrecendo ao lado de suas companheiras ainda vivas.”

Segundo a PETA, a realidade na granja Miyapo não é a exceção, mas sim a regra da grande produção industrial de ovos no mundo todo, já que esse sistema existe em consequência da alta demanda por ovos.

Vale lembrar que no mês passado a PETA havia lançado um vídeo denunciando realidade semelhante na Ise Foods, maior produtora de ovos do Japão e que recebeu certificação para fornecer ovos durante as Olimpíadas de Tóquio.

    Você viu?

    Ir para o topo