JAPÃO

Galinhas exploradas para a produção de ovos são sufocadas até a morte com sacos plásticos

           
Foto: Reprodução | PETA

Uma investigação da organização Pessoas Pelo Tratamento Ético dos Animais (PETA) realizada no Japão está expondo a crueldade por trás da produção de ovos. Em um vídeo de pouco mais de dois minutos, a organização defende que a maneira mais eficaz de não contribuir com a crueldade na produção de ovos é deixando de consumi-los.

Desta vez a entidade chama a atenção para o fato de que as filmagens registradas nas granjas Miyapo, que fornece ovos para grandes fabricantes de alimentos do Japão, entre eles supostamente a Kewpie, que produz a maionese mais popular do país, com 30% de ovos na composição, retratam o triste cotidiano das aves engaioladas por toda a vida para atender as predileções dos consumidores.

Como resultado da investigação, a PETA pede que a Kewpie altere sua fórmula e não utilize mais ovos na fabricação de sua maionese. O pedido é acompanhado de um vídeo que mostra o diário descarte de galinhas doentes ou pouco produtivas, o que é comum no mundo todo, incluindo o Brasil.

O vídeo mostra aves sendo sufocadas até a morte dentro de sacos plásticos após serem consideradas improdutivas. Há galinhas que compartilham a mesma gaiola com outras que morreram entre as grades enquanto tentavam colocar a cabeça para fora ou fugir.

“Galinhas doentes e feridas são mantidas em gaiolas tão pequenas que nem conseguem abrir as asas”. Muitas estavam tão estressadas que arrancavam suas próprias penas. Encontramos galinhas enroscadas em telas de arame, informa a PETA.

O vídeo também expõe exemplos de galinhas que sofreram de prolapso uterino, uma dolorosa condição que surge quando são forçadas a irem além de sua capacidade natural de produção de ovos.

“Encontramos galinhas enroscadas em telas de arame, que foram ignoradas e deixadas agonizando até a morte. Depois que morreram, os funcionários deixaram seus corpos apodrecendo ao lado de suas companheiras ainda vivas.”

Segundo a PETA, a realidade na granja Miyapo não é a exceção, mas sim a regra da grande produção industrial de ovos no mundo todo, já que esse sistema existe em consequência da alta demanda por ovos.

Vale lembrar que no mês passado a PETA havia lançado um vídeo denunciando realidade semelhante na Ise Foods, maior produtora de ovos do Japão e que recebeu certificação para fornecer ovos durante as Olimpíadas de Tóquio.

Comente

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação

Você Viu?

ir para o topo