EnglishEspañolPortuguês

COMPORTAMENTO

Tutores inovam para ajudar cão que sofre com transtorno de ansiedade

19 de junho de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | Instagram

O cachorrinho Myko carrega consigo um passado cheio de traumas, negligência e abusos. Ele foi resgatado de uma casa onde era vítima de maus-tratos e encaminhado para um abrigo com alta taxa de mortalidade. Ele estava no corredor da morte quando foi adotado por Elena. Rapidamente ela percebeu que ele estava longe de ser um cãozinho comum. Todo o estresse que Myko passou ao longo da vida o transformou em um animal triste, ansioso e muito assustado.

Aos poucos, recebendo muito amor e carinho, ele começou a se abrir e reaprendeu a confiar. Geralmente, ele é um cãozinho alegre e doce, mas sons como ventiladores de teto, fogos de artifício, trovões, água e cervos no quintal podem assustar Myko. “Nunca sabemos ao certo o que podemos encontrar para desencadear uma resposta de medo. Apesar disso, ele é incrivelmente corajoso, inteligente e responsivo ao treinamento – ele conquistou muito e superou muitos desses desafios”, disse Elena.

Foto: Reprodução | Instagram

Para minimizar o estresse causado pela sensibilidade extrema do cãozinho, os tutores de Myko tiveram uma ideia. “Nós tínhamos lido sobre como roupas que se ajustam ao corpo (como uma ThunderShirt ) ou pressão em torno de suas orelhas podem ser calmantes para cães em alto estado de excitação. Tínhamos comprado uma fantasia de Halloween do Bisonho (personagem da série Ursinho Pooh) para ele alguns meses atrás, então retiramos a parte com as orelhas caídas. Colocamos nele e ele instantaneamente ficou muito quieto e calmo”, afirmou.

Myko adorou suas novas orelhas “terapêuticas” e fica especialmente feliz quando ganha uma guloseima na hora de vesti-las. “A maneira como ele se expressa, seus sentimentos, suas reações atenciosas às coisas, é tão inspirador e um lembrete de que é normal sentir as coisas e procurar ajuda quando você precisa. As lições que aprendemos com ele sobre coragem, segundas chances e bondade são infinitas”, concluiu Elena.

    Você viu?

    Ir para o topo