GANÂNCIA

Fazendeiro mantém vacas aprisionadas em galpões para maximizar a exploração

           
Foto: Reprodução | BBC

A BBC surpreendeu negativamente ao exibir o programa Countryfile e mostrar a rotina de um fazendeiro que, apesar de ter uma grande propriedade com pastos verdes e frescos, opta por manter vacas aprisionadas em galpões durante a maior parte do ano. Richard Lilburn prefere se dar ao trabalho de ir ao campo colher grama e levar para as vacas comerem dentro galpão do que deixá-la caminhar e se alimentar por conta própria.

Ele disse que a terra pode ser melhor aproveitada se não foi disponibilizada para os animais e dá justificativas estapafúrdias. “Todo mundo tem seus próprios pontos de vista. Pode não ser natural, mas tantas coisas não são naturais, não significa que seja errado, desde que você coloque o bem-estar do animal em primeiro lugar. Não é natural voar de um lado do mundo para o outro em um avião”, alegou ignorando a natureza intrínseca dos animais.

Telespectadores criticaram duramente o programa por tentar banalizar um modo de produção que inflige sofrimento e dor aos animais. “Isto é criação em bateria para vacas! Esses animais deveriam estar perambulando pelos campos, pastando livremente, não vivendo suas vidas presos em galpões. Os animais merecem mais do que isso”, disse uma internauta. ‘É verdadeiramente espantoso e chocante que um programa da BBC bem respeitado possa mostrar isso”, disse outro.

Algumas pessoas também questionaram o quanto a pecuária tem influência na programação da emissora britânica. “É um anúncio patrocinado pela BBC para a indústria de laticínios. Quando veremos uma hora inteira promovendo alternativas de leite à base de vegetais? Eu sugiro que as pessoas façam o mesmo”, disse uma telespectadora. “O que vem a seguir – manter as crianças trancadas por toda a vida e alimentá-las com mingau porque dá menos trabalho e é mais econômico e não há espaço suficiente para elas em casa?”, questionou um internauta.

Ativistas em defesa dos direitos animais apontam que é cruel e desumano manter vacas em cativeiro para a conveniência dos seus algozes. Vacas são animais sociáveis, capazes de expressar emoções complexas e e formar fortes laços com indivíduos da mesma espécie. Apesar das evidências flagrantes da inteligência dos animais de criação, bilhões de animais são rotineiramente torturados e mortos em nome do consumo humano.

 

Comente

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação

Você Viu?

ir para o topo