ESTUDO

Consumo de carne pode aumentar chances de câncer de mama

           
Foto: Pixabay

Um estudo realizado por pesquisadores espanhóis em parceria com a Organização Mundial de Saúde, publicado em junho, pela revista Current Developments In Nutrition, aponta que o consumo de carne vermelha pode aumentar as chances de câncer de mama.

Dados de mais de 318 mil mulheres foram analisados em um período de 14 anos, incluindo quais alimentos elas consumiam e com qual frequência. O objetivo era estudar o potencial inflamatório de suas dietas baseado em 27 alimentos.

Mulheres que consumiam produtos inflamatórios com mais frequência, como laticínios, embutidos, produtos altamente açucarados, carne vermelha e processada, tinham 12% mais chances de desenvolverem câncer de mama. 

Segundo a pesquisadora Carlota Castro-Espin, do Instituto Catalão de Oncologia, responsável pelo estudo, essas mulheres também eram negligentes no consumo de alimentos saudáveis, como leguminosas e verduras, considerados alimentos anti-inflamatórios.

A possibilidade do desenvolvimento de câncer eram maiores em mulheres pré ou que ainda não chegaram à menopausa, relata o Vegazeta.

Alimentos inflamatórios não precisam ser banidos completamente da dieta, afirma a pesquisa, mas ajuda diminuir o seu consumo e balanceá-lo com alimentos saudáveis, pois seu consumo excessivo pode gerar o desenvolvimento de vários tipos de câncer.

Comente

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação

Você Viu?

ir para o topo