EnglishEspañolPortuguês

MODISMO IRRESPONSÁVEL

Tendência do TikTok estimula compra e abandono de patos

18 de junho de 2021
Jamylle Mol | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | TikTok

Bastou um vídeo Carew Ellington, um adolescente influencer, para as lojas de animais virem a compra de patos crescer significativamente nos Estados Unidos e em países europeus. O resultado? Animais abandonados nas ruas ou mortos pela falta de cuidados dos seus tutores mirins.

No Tik Tok, o adolescente norte-americano compartilha o seu desejo de ter um pato como mascote. Dias depois, já com os patos em sua casa, começa a fazer vídeos mostrando o dia a dia com os animais. Mais de 600 milhões de visualizações e o resultado: furor por filhotes de patos em diversos países.

A Irlanda é o caso mais chamativo até o momento: de acordo com as autoridades locais, aproximadamente 100 patos foram resgatados pela Sociedade de Dublin para a Prevenção da Crueldade Contra Animais (DSPCA). “Ainda nos preocupa que as pessoas que compraram patos possam ter liberado os animais na natureza, em parques ou rios. Em locais onde eles não sobreviveriam”, dizem os cuidadores da DSPCA.

Posts em redes sociais, como o Twitter, e pesquisas em sites de busca, como o Google, mostram que a tendência se espalha por outras regiões. Termos como “adotar patos” ou “como cuidar de patos” ocupam o ranking das mais procuradas em países europeus, como a Espanha.

A preocupação por uma onda de abandonos vem sendo destacada por protetores de animais, que criticam o “lado negro das redes” onde se faz de tudo para ter likes ou visualizações.

@salvaavfNUESTROS PATOS NADANDO POR PRIMERA VEZ 😍 (like para más vídeos con ellos)

♬ sonido original – Salva

    Você viu?

    Ir para o topo