EnglishEspañolPortuguês

SANTA CATARINA

Cão em situação de rua persegue bicicleta e ajuda policial a deter suspeito de furto

Sem a ajuda do cão, o suspeito provavelmente teria obtido sucesso na fuga, assim como aconteceu com o outro rapaz, que fugiu levando a bolsa da vítima

13 de junho de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+

Um cachorro em situação de rua ajudou um policial militar a impedir a fuga de um homem suspeito de furtar uma mulher em Porto União, no estado de Santa Catarina. Em uma foto, o cabo José Flauzir Mendes aparece ao lado do cão e o acaricia em uma demonstração de afeto pelo animal, que é cuidado pela população.

O caso aconteceu na noite da última quarta-feira (10). O cabo voltava do trabalho e estava à espera de um ônibus quando percebeu que uma mulher havia sido furtada por dois homens de bicicleta. Quando o policial iniciou a perseguição aos suspeitos, cães comunitários da cidade passaram a perseguir as bicicletas. Um deles era Piá, o cão que ajudou Mendes a derrubar um dos homens no chão durante a fuga.

Após cair, o homem foi imobilizado pelo policial, que logo recebeu apoio de outros agentes da Polícia Militar Ambiental. Sem a ajuda do cão, o suspeito provavelmente teria obtido sucesso na fuga, assim como aconteceu com o outro rapaz, que fugiu levando a bolsa da vítima – dentro dela havia um celular, chaves, cartão de crédito, carregador de celular, aproximadamente R$ 700 em dinheiro e documentos pessoais.

O cabo José Flauzir Mendes integra o Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública (CTISP) e exerce suas atividades em um posto da Polícia Militar Rodoviária no município de Calmon, na mesma região onde o crime aconteceu. No momento em que perseguiu os suspeitos, ele voltava para casa, em União da Vitória, no Paraná.

Já o cachorro Piá é um animal comunitário – ou seja, vive em situação de rua, mas recebe cuidados da comunidade local. Para se proteger das condições climáticas, o cão dorme em uma casinha montada especialmente para ele na rodoviária de Porto União.

Você viu?

Ir para o topo