Doe agora

SÃO SEBASTIÃO (SP)

Homem cria varal com mais de 1.000 máscaras descartadas irregularmente

12 de junho de 2021
Lorena Rocha l Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Fábio Prado

Fábio Prado, morador de São Sebastião, criou um projeto curioso para alertar a população sobre os possíveis danos que o descarte irregular de máscaras pode acarretar ao meio ambiente. Ele criou um varal para expor mais de 1.000 máscaras recolhidas do km 116 da Rodovia Rio-Santos (SP-055).

Ele afirmou que a quantidade de máscaras no trecho de curva chamou sua atenção e desde 11 de setembro de 2020, ele vem fazendo a coleta do material.

“Muitas máscaras ficam jogadas nos canais de passagem de águas pluviais da curva. No primeiro dia (11 de setembro) recolhemos 48 máscaras. Assim, decidimos visitar o local a cada 10 dias para fazer a limpeza”, explicou Prado para o jornal Costa Norte.

A ideia para o “monumento”, veio depois que mais de 600 máscaras foram retiradas da região e Fábio decidiu que queria conscientizar o povo para que esse tipo de ação não fosse mais cometida.

“Ao todo, fizemos, aproximadamente, 40 visitas neste período e todas as vezes nós encontramos máscaras na rodovia. Não sabemos o motivo. Alguns dizem que pode ser a força do vento que tira a máscara do rosto do motorista ou o descarte irregular mesmo. Queremos conscientizar a população sobre o descarte correto deste material, que pode ser muito prejudicial ao meio ambiente”.

Antes de serem expostas, as máscaras passam por um processo de higienização, ficando dois dias de molho em água sanitária e hipoclorito de sódio.

    Você viu?

    Ir para o topo