EnglishEspañolPortuguês

ESTUDO

Organismos vitais do solo estão sendo prejudicados por pesticidas

As pequenas criaturas são os "heróis anônimos" que mantêm os solos saudáveis ​​e sustentam toda a vida na terra

9 de maio de 2021
Laura de Faria e Castro (The Guardian) | Traduzido por Laura de Faria e Castro
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Pixabay

Os pesticidas estão causando danos generalizados às pequenas criaturas que mantêm os solos saudáveis ​​e sustentam toda a vida na terra, de acordo com a primeira análise abrangente do problema.

Os pesquisadores descobriram que os impactos medidos de produtos químicos agrícolas em minhocas, besouros, colêmbolos e outros organismos foram extremamente negativos. Outros cientistas disseram que as descobertas foram alarmantes, dada a importância desses “heróis anônimos”.

A análise alertou que os organismos do solo raramente são considerados ao avaliar o impacto ambiental dos pesticidas. Os EUA, por exemplo, só testam produtos químicos em abelhas, que podem nunca entrar em contato com o solo, abordagem descrita como “maluca”.

Um relatório da ONU publicado em dezembro descobriu que o futuro parecia “sombrio” para solos sem ação urgente para deter a degradação, visto que leva milhares de anos para que novos solos se formem. Acredita-se que os solos contenham quase um quarto de toda a biodiversidade do planeta.

Nathan Donley, do Center for Biological Diversity nos Estados Unidos e autor da nova análise, disse: “O nível de dano que estamos vendo é muito maior do que pensei que seria. Os solos são extremamente importantes. Mas como os pesticidas podem prejudicar os invertebrados do solo recebe muito menos cobertura do que polinizadores, mamíferos e pássaros – é extremamente importante que isso mude.”

“Besouros e colêmbolos têm impactos enormes na porosidade do solo e estão realmente sendo martelados, e as minhocas definitivamente estão sendo atingidas também”, disse ele. “Muitas pessoas não sabem que a maioria das abelhas faz ninhos no solo, então esse é um caminho importante de exposição para elas.”

O professor Dave Goulson, da Universidade de Sussex, Reino Unido, que não faz parte da equipe do estudo, disse: “As descobertas de efeitos nocivos sobre os organismos do solo provenientes da grande maioria dos pesticidas testados são alarmantes, dada a importância vital desses ‘heróis anônimos’ em manter o solo saudável.”

A análise, publicada na revista Frontiers in Environmental Science, revisou sistematicamente quase 400 estudos sobre os efeitos dos pesticidas em invertebrados não-alvo que vivem pelo menos parte de suas vidas no solo. Ele cobriu mais de 275 espécies e 284 pesticidas, mas excluiu todos os produtos químicos atualmente proibidos nos Estados Unidos.

Os estudos forneceram mais de 2.800 “parâmetros testados”, em que um pesticida específico foi testado em um organismo específico para uma característica particular, como mortalidade, abundância, comportamento, reprodução e alterações bioquímicas e morfológicas.

Os cientistas descobriram que 71% dos parâmetros testados mostraram efeitos negativos da exposição a pesticidas, enquanto 28% não mostraram efeitos significativos e 1% mostraram efeitos positivos. Por exemplo, 84% dos parâmetros testados em minhocas foram afetados negativamente pelas classes mais comuns de inseticidas. Alguns herbicidas e fungicidas também prejudicam as minhocas.

Donley disse: “Não são apenas um ou dois pesticidas que estão causando danos, os resultados são realmente muito consistentes em toda a classe de venenos químicos.” Uma revisão de 2012 mostrou que os pesticidas também podem prejudicar a vida microbiana nos solos.

Os estudos de revisão podem ser afetados pelo chamado viés de publicação, se os pesquisadores tendem a publicar apenas os experimentos que mostram um resultado impressionante. Mas Matt Shardlow, da instituição de caridade Buglife no Reino Unido, disse: “A resposta é clara aqui – a distribuição dos resultados nos estudos publicados tem um peso maciço no lado negativo”.

“O alto nível de efeitos negativos na reprodução em toda a linha é um dos resultados mais preocupantes que eles destacam”, disse ele. “Também parece que os fungicidas são quase tão ruins quanto os inseticidas para os animais do solo. Isso não é surpreendente, já que minhocas, piolhos, centopeias e colêmbolos se alimentam em grande parte de fungos em matéria vegetal em decomposição.”

“Todos nós queremos solos agrícolas férteis, mas isso mostra que os pesticidas que estamos aplicando estão prejudicando a fertilidade dos animais que vivem no solo”, disse Shardlow. “Se quisermos proteger solos saudáveis, precisamos levar os organismos do solo em consideração ao decidir se um pesticida é seguro para uso.”

Nos Estados Unidos, os únicos pesticidas de organismos testados são as abelhas, disse Donley: “É uma loucura ter uma única espécie que pode nunca entrar em contato com o solo em toda a sua vida como representante de todos os invertebrados terrestres lá fora. Você poderia também usar um peixe.” A regulamentação de pesticidas é geralmente ainda menos rígida em países menos desenvolvidos, apesar da agricultura representar uma parte maior de suas economias.

Os regulamentos de pesticidas da União Europeia incluem testes em uma espécie de ácaro, rabo-de-cavalo e minhoca, e na atividade microbiana. Outros testes em um piolho de árvore e fungos simbióticos também estão sendo considerados. “Isso é bom, mas eu ainda gostaria de ver mais”, disse Donley.

A CropLife America, que representa as empresas de pesticidas, não respondeu a um pedido de comentário.

    Você viu?

    Ir para o topo