EnglishEspañolPortuguês

INVOLUÇÃO

Grand Canyon sorteará licença de caça para matar bisões

5 de maio de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Pixabay

O Serviço de Parques Nacionais dos EUA sorteará licenças temporárias de caça para matar bisões no Parque Nacional do Grand Canyon em setembro de 2021. O recrutamento de “caçadores voluntários” será feito ainda em março. Autoridades ambientais do país afirmam que nos últimos anos a população de bisões cresceu rapidamente e que os animais estão destruindo sítios arqueológicos e esgotando os recursos do parque, o que supostamente ameaça a sobrevivência de outras espécies.

Bisões não são nativos do Arizona, eles foram introduzidos artificialmente no Grand Canyon nos anos 90. A princípio, o rebanho contava com apenas 86 bisões, mas ao longo dos anos cresceu para cerca de 600 animais. A responsabilidade pela presença dos animais no local é exclusivamente humana. No início, a reprodução dos animais foi estimulada por pecuaristas para a criação de híbridos. Agora, estão sendo consideradas um incômodo que precisa ser eliminado.

Foto: Pixabay

Questionada por usar métodos de extermínio como uma forma de controle populacional, o Serviço de Parques Nacionais dos EUA afirmou que a intenção é forçar os animais a migrarem para a Floresta Nacional Kaibab e se afastarem do Canyon. Especialistas e cientistas afirmam que há outras formas, mais humanizadas, de fazer os animais deixarem o parque. Eles salientam ainda que os tiros e o estresse causado pela presença dos caçadores afetará, irremediavelmente, outros animais.

Ativistas em defesa dos direitos animais norte-americanos afirmam que é uma vergonha para o país transformar o massacre de animais em um grande espetáculo. Eles acreditam que é um desserviço um programa ambiental incentivar a insensibilização em relação a espécies que deveriam estar sendo protegidas e tendo seus direitos e habitats garantidos e conservados. O Serviço de Parques Nacionais dos EUA não se pronunciou sobre as críticas e métodos alternativos ao extermínio dos animais.

    Você viu?

    Ir para o topo