EnglishEspañolPortuguês

TEMPERATURAS ELEVADAS

Mudanças climáticas ameaçam a sobrevivência de lêmures, tartarugas-gigantes e leopardos

A investigação adverte que grandes proporções de espécies marinhas e montanhosas endémicas enfrentam a extinção

26 de abril de 2021
Jade Goncalves | Redação ANDA
5 min. de leitura
A-
A+
Foto: Pixabay

Espécies insulares únicas, incluindo lêmures e a tartaruga-gigante das Galápagos, podem estar em alto risco de extinção se o planeta aquecer mais de 3 ºC acima dos níveis pré-industriais, adverte um novo estudo.

A análise de 270 focos de biodiversidade sugere que quase metade das espécies marinhas endémicas e 84% das espécies endémicas de montanha enfrentarão a extinção se o planeta aquecer por mais de 3 ºC, o que, se as tendências atuais continuarem, poderá acontecer em 2100.

No entanto, manter o aumento da temperatura global para 1,5 ºC – o limite fixado pelo Acordo de Paris – reduziria dez vezes o risco de extinções globais, de acordo com o documento publicado na Biological Conservation.

Se o mundo conseguir manter 1,5 ºC de aquecimento, apenas 2% das espécies endêmicas terrestres estariam em risco de extinção, em comparação com 20% a mais de 3 ºC, de acordo com a análise de centenas de estudos existentes. As espécies são endêmicas se forem encontradas apenas num único local, como uma ilha, uma cadeia montanhosa ou um único país.

O aumento é ainda mais significativo nos ecossistemas marinhos. “O risco de extinção salta significativamente para o que é considerado como uma pequena quantidade de aquecimento, e as espécies endémicas são as que sofrem maiores danos”, disse a investigadora principal Stella Manes, estudante de doutoramento na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Madagáscar, Filipinas, Sri Lanka, bem como as ilhas das Caraíbas e do Oceano Índico poderão perder todas as espécies vegetais endémicas nos próximos 30 anos, adverte o jornal. Os lêmures em Madagáscar, os grous azuis na África do Sul, as tartarugas-gigantes das Galápagos e os leopardos-da-neve nos Himalaias estão entre os animais em risco.

A teoria por detrás da projeção é que as espécies endêmicas prosperam frequentemente em nichos ecológicos, mas o seu alcance restrito significa que são menos capazes de se mover à medida que o ambiente muda, tornando-as mais vulneráveis às alterações climáticas. As espécies insulares estão particularmente em risco porque têm níveis elevados de endemicidade e pequenas populações que vivem numa área relativamente pequena.

Foto: Pixabay

A equipe internacional de investigadores avaliou 8.000 projeções do impacto das alterações climáticas em diferentes espécies em vários habitats em todo o mundo. Utilizando os critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), os investigadores definiram espécies em alto risco de extinção se as perdas fossem superiores a 80% devido às alterações climáticas.

Espera-se que quase todas as espécies terrestres nas áreas estudadas tenham um impacto negativo, com exceção das espécies introduzidas, que podem mesmo beneficiar de declínios nas espécies nativas. As espécies introduzidas podem causar uma pressão adicional nos habitats, uma vez que as espécies endêmicas são substituídas por espécies mais adaptáveis e generalistas, levando geralmente à homogeneização de áreas ricas em vida selvagem.

A subida do nível do mar, acontecimentos climáticos extremos, perda de habitat, poluição e extração de recursos também irão aumentar ainda mais o risco de extinção das espécies endémicas das ilhas, embora estas não tenham sido incluídas na investigação.

“Esperamos ter efeitos em cascata que poderão mudar ambientes inteiros e, no final, prejudicar a humanidade através do enfraquecimento dos serviços que a biodiversidade nos traz”, disse uma das autoras do artigo, a Dra. Mariana Vale, ecóloga da Universidade Federal do Rio de Janeiro. “Se as alterações climáticas não forem controladas, estas espécies endémicas acabará para sempre”.

“Faria toda uma grande diferença para a biodiversidade mundial se pudéssemos manter e alcançar o acordo de Paris. Não é uma pequena diferença, é um mundo de diferença”.

Foto: Pixabay

Mais de 200 estudos analisaram os impactos das alterações climáticas nos ecossistemas terrestres, enquanto que pouco mais de 30 analisaram os ecossistemas marinhos. Apenas 14 estudos incidiram sobre espécies de água doce – consideradas entre as mais ameaçadas – que foram incluídas nos ecossistemas terrestres devido à falta de dados.

O Dr Rob Salguero-Gómez, um zoólogo da Universidade de Oxford, que não estava envolvido no estudo, disse que os resultados primários não eram novos e “bastante lógicos”. Ele disse que a utilização do estudo de um grande volume de literatura revista por pares forneceu uma compreensão abrangente e global da situação. “Penso que este documento será extremamente útil para as organizações globais na criação de acordos para a regulamentação das alterações climáticas, particularmente no que diz respeito à prioridade dos países [e massas de água], bem como dos grupos taxonômicos”, disse ele.

O Prof. Jon Lovett, Presidente da Cátedra de Desafios Globais da Universidade de Leeds, que não esteve envolvido na investigação, disse: “Este estudo destaca as implicações dramáticas e finais das alterações climáticas para milhares de espécies raras – a extinção.

“Há formas de reduzir e adaptar. Em primeiro lugar, como afirmam os autores, o cumprimento do acordo de Paris irá reduzir substancialmente o risco. Em segundo lugar, o conceito de áreas protegidas precisa de ter em conta as alterações climáticas, com corredores que ligam as áreas de conservação e mudanças no uso do solo para se tornar ‘amigo da biodiversidade’ à medida que as espécies se movem em resposta à mudança de habitats”.

Cerca de 1 milhão de espécies estão em risco de extinção, muitas dentro de décadas, de acordo com um relatório da ONU. Os cientistas advertem que mais de 500 espécies de animais terrestres estão à beira da extinção, com duas em cada cinco espécies vegetais também em risco de extinção.

    Você viu?

    Ir para o topo