EnglishEspañolPortuguês

IRRESPONSABILIDADE IRRESPONSABILIDADE IRRESPONSABILIDADE IRRESPONSABILIDADE

Pássaro é encontrado preso em uma máscara facial descartada na natureza

,,,

31 de março de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDABruna Araújo | Redação ANDABruna Araújo | Redação ANDABruna Araújo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | Daily Mail

Cientistas compartilharam imagens que mostram um pássaro emaranhado em uma máscara facial descartada irregularmente na natureza. Uma equipe da Universidade de Leiden, na Holanda, aponta que o máscaras faciais, luvas e outros objetos de uso único jogados fora de forma irresponsável durante a pandemia de Covid-19 está causando a morte de animais em todo o mundo e classifica o descarte em massa desses materiais de “bomba-relógio de plástico”.

Foto: Reprodução | Daily Mail

Além do pássaro, os cientistas também pesquisaram episódios envolvendo raposas, pinguins, caranguejos e ninhos de pássaros feitos com máscaras e luvas. Os cientistas publicaram um estudo na revista Animal Biology mapeando casos do Brasil até a Malásia do impacto do lixo plástico decorrente da pandemia na vida animal silvestre. Eles alertam que cães gatos e outras espécies domésticas também podem ser afetados.

Foto: Reprodução | Daily Mail

Auke-Florian Hiemstra, coautor do estudo, afirma que além de causas acidentes e mortes, estes resíduos também expõem animais não humanos a patógenos perigosos. “Os animais ficam enfraquecidos por ficarem enredados ou morrer de fome devido ao plástico em seu estômago. Vertebrados e invertebrados na terra, na água doce e na água do mar ficam emaranhados ou presos nos resíduos do novo coronavírus, apresentando sintomas de Covid-19”, reforça o cientista.

Foto: Reprodução | Daily Mail

A equipe também contou com a colaboração de fotógrafos locais, catadores de lixo, observadores de pássaros, centros de vida selvagem e veterinários para obter dados sobre a disseminação do problema de resíduos plásticos. O objetivo do estudo é conscientizar a população sobre o descarte correto de materiais descartáveis.

    Você viu?

    Ir para o topo