EnglishEspañolPortuguês

CALIFÓRNIA CALIFÓRNIA CALIFÓRNIA

Empresa de energia eólica promete ajudar a salvar condores ameaçados

O condor, um abutre ameaçado por turbinas eólicas gigantes, pode ser ajudado pelo projeto de procriação da empresa de energia,O condor, um abutre ameaçado por turbinas eólicas gigantes, pode ser ajudado pelo projeto de procriação da empresa de energia,O condor, um abutre ameaçado por turbinas eólicas gigantes, pode ser ajudado pelo projeto de procriação da empresa de energia

15 de março de 2021
Larissa Loureiro | Redação ANDALarissa Loureiro | Redação ANDALarissa Loureiro | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Imagem de parque eólico
Foto: Pixabay

Uma empresa de energia da Califórnia está se unindo a funcionários federais da vida selvagem e ao Zoológico de Oregon em um projeto inovador para aliviar a situação do poderoso condor, uma espécie de abutre criticamente ameaçada por turbinas eólicas gigantes nas montanhas Tehachapi, a nordeste de Los Angeles.

A Avangrid Renewables, que opera 126 turbinas como parte de seu projeto de energia eólica Manzana, financiará a criação de pássaros em cativeiro para substituir qualquer um que possa ser morto pelas lâminas da turbina de 252 pés de diâmetro.

A empresa estará “trabalhando com uma instalação de reprodução em cativeiro para financiar a criação de condores adicionais para liberação na natureza”, de acordo com uma declaração de Scott Sobiech, supervisor de campo do escritório de Carlsbad e Palm Springs do serviço US Fish and Wildlife (FWS) , e relatado pelo Los Angeles Times.

O condor da Califórnia, a maior ave terrestre voadora da América do Norte com uma envergadura de 9,5 pés, permanece em criticamente ameaçado, tendo sido trazido da beira da extinção há quatro décadas para uma população atual de cerca de 518 aves na natureza, de acordo com o FWS.

Não há registro de condores mortos na fábrica de Manzana, inaugurada em 2012. Mas a iniciativa de criação reflete a crescente ameaça à espécie.

“Nosso objetivo é minimizar o risco de mortalidade. Vemos isso como uma vitória para os condores”, disse Amy Parsons, gerente de conformidade de operações de vida selvagem da Avangrid.

Cerca de 100 condores da Califórnia habitam atualmente a região do condado de Kern onde as turbinas estão localizadas, tudo produto de um programa de reprodução em cativeiro estabelecido pelo FWS em 1987, quando apenas duas dúzias das aves permaneceram.

Foto: Pixabay

O serviço começou a libertar pássaros de volta à natureza em 1992 e, em 2008, vários condores selvagens ultrapassaram os que estavam em cativeiro pela primeira vez em décadas. O Times disse que alguns condores foram recentemente encontrados empoleirados perto do parque nacional de Yosemite, 480 quilômetros ao norte da usina de Manzana, pela primeira vez em meio século.

A ameaça das turbinas de energia renovável à vida selvagem tem sido uma preocupação crescente para os ambientalistas. Em 2013, um estudo da Wildlife Society sobre as mortes de pássaros e morcegos na área de recursos eólicos de Altamont Pass, na Califórnia, projetou 573.000 mortes de pássaros por ano em todo o país, incluindo 83.000 aves de rapina e 888.000 mortes de morcegos.

O projeto de mitigação de Avangrid proposto prevê ferimentos fatais incidentais de até dois condores adultos que voam livremente e a perda de seus dois filhotes ou dois ovos ao longo de 30 anos, relatou o Times.

A empresa vai pagar US$527.000 ao longo de três anos para produzir seis condores no Jonsson Center for Wildlife Conservation do Oregon Zoo, uma das quatro instalações que criam condores. A Fundação Avangrid já financiou a compra de freezers e outros equipamentos no local.

    Você viu?

    Ir para o topo