EnglishEspañolPortuguês

POLUIÇÃO POLUIÇÃO POLUIÇÃO POLUIÇÃO POLUIÇÃO POLUIÇÃO

Emissões de combustível fóssil em perigo de ultrapassar os níveis pré-Covid

Dados da Agência Internacional de Energia mostram aumento constante ao longo do segundo semestre de 2020 ,Dados da Agência Internacional de Energia mostram aumento constante ao longo do segundo semestre de 2020 ,Dados da Agência Internacional de Energia mostram aumento constante ao longo do segundo semestre de 2020 ,Dados da Agência Internacional de Energia mostram aumento constante ao longo do segundo semestre de 2020 ,Dados da Agência Internacional de Energia mostram aumento constante ao longo do segundo semestre de 2020 ,Dados da Agência Internacional de Energia mostram aumento constante ao longo do segundo semestre de 2020

12 de março de 2021
Laura de Faria e Castro | Redação ANDA Laura de Faria e Castro | Redação ANDA Laura de Faria e Castro | Redação ANDA Laura de Faria e Castro | Redação ANDA Laura de Faria e Castro | Redação ANDA Laura de Faria e Castro | Redação ANDA
4 min. de leitura
A-
A+
Imagem de fábrica emitindo ar poluído
Foto: Pixabay

O mundo tem apenas alguns meses para evitar que as emissões de carbono da indústria de energia ultrapassem os níveis pré-pandêmicos neste ano, conforme as economias começam a se recuperar das restrições da Covid-19, de acordo com a Agência Internacional de Energia.

Novos dados do vigia global de energia descobriram que as emissões de combustíveis fósseis aumentaram continuamente durante a segunda metade do ano, à medida que as principais economias começaram a se recuperar. Em dezembro de 2020, as emissões de carbono eram 2% maiores do que no mesmo mês do ano anterior.

O retorno do aumento das emissões começou apenas alguns meses depois que a Covid-19 desencadeou a queda mais profunda na produção de dióxido de carbono desde o final da segunda guerra mundial e ameaça destruir as esperanças de que as emissões mundiais possam ter atingido o pico em 2019.

O Dr. Fatih Birol, diretor executivo da IEA, disse: “Estamos colocando em risco a oportunidade histórica de fazer de 2019 o pico definitivo das emissões globais. Se nos próximos meses os governos não implementarem as políticas de energia limpa corretas, podemos muito bem retornar ao nosso negócio intensivo em carbono como de costume. Isso contrasta fortemente com os compromissos ambiciosos assumidos por vários governos, um após o outro.”

A IEA foi um dos muitos grupos influentes a apelar aos governos globais para colocar em prática planos para usar políticas de energia verde como um estímulo econômico na esteira da crise do coronavírus. No entanto, uma investigação do Guardian revelou que apenas um pequeno número de países importantes começou a injetar fundos de resgate em esforços de baixo carbono, como energia renovável, veículos elétricos e eficiência energética no ano passado.

O primeiro relatório da agência a registrar as emissões mensais de carbono por região encontrou uma forte correlação entre os países que implementaram pacotes de estímulo econômico com um benefício ambiental líquido – como França, Espanha, Reino Unido e Alemanha – e aqueles que mantiveram o controle sobre a recuperação das emissões de carbono.

Enquanto isso, os países que fizeram as menores contribuições para medidas de estímulo à economia verde, como China, Índia, Estados Unidos e Brasil, registraram fortes recuperações de carbono no segundo semestre do ano passado, quando suas economias começaram a reabrir.

Gráfico sobre emissão de combustível fóssil
Reprodução/TheGuardian

“Este é um sinal claro de que os governos não incluíram tantas políticas de energia verde em seus pacotes de recuperação econômica quanto deveriam. Avisamos que se as políticas não fossem postas em prática, voltaríamos para onde estávamos antes da crise – que é o que está acontecendo hoje”, disse.

A China foi a primeira grande economia a emergir da pandemia e retirar as restrições, e a única grande economia a crescer no ano passado, fazendo com que suas emissões no último mês do ano subissem 7% acima dos níveis de dezembro de 2019. Suas emissões caíram 12% abaixo dos níveis de 2019 em fevereiro do ano passado, mas para o ano como um todo as emissões de carbono da China foram 0,8% acima de 2019.

Na Índia e no Brasil, as emissões mensais de carbono registradas em dezembro foram 3% maiores do que no final de 2019, um aumento acentuado em relação às profundas restrições de bloqueio em abril do ano passado, quando as emissões da Índia foram 41% menores do que em 2019 e do Brasil 23% menor que no ano anterior.

A UE também atingiu um nadir de emissões em abril passado de 22% abaixo dos níveis de 2019, e as emissões permaneceram 5% mais baixas do que no ano anterior em dezembro, em parte devido às restrições em curso sobre viagens para ajudar a limitar a propagação do Covid-19 e suas variantes.

Birol disse que “não é tarde demais” para os governos evitarem que as remissões voltem a níveis mais altos do que antes da pandemia do coronavírus, “mas está se tornando uma tarefa muito assustadora”.

“Os governos de todos os países, e especialmente as principais economias como os EUA, China, Índia, Europa e Japão, precisam incluir políticas de energia limpa em seus pacotes de recuperação econômica”, disse ele.

    Você viu?

    Ir para o topo