BANGLADESH            

Grife Levi’s é acusada de poluir rios e causar mortes de animais

           
Foto: Reprodução | One Green Planet

A indústria da moda é uma das principais poluidoras da natureza. Além do uso intenso de pesticidas em plantações, poluem milhões de litros de água e dispersam microplásticos no meio ambiente. Para produzir uma única calça jeans, são necessários 10 mil litros de água. O processo da confecção de roupas pode ser incrível e surpreendentemente destrutivo para o planeta.

Os países Terceiro Mundo, com uma população maior de pessoas em condição de vulnerabilidade econômica e social, são os que mais sofrem, em razão do grande números de fábricas que lá se instalam para a aproveitar a mão-de-obra mais barata. Este é o caso da grife Levi’s, que está sendo acusada de poluir rios em Bangladesh e causar danos à fauna e à flora local.

Foto: Reprodução | Pixabay

Rios estão ficando com suas águas completamente negras após a grife supostamente despejar resíduos tóxicos, como corantes e produtos químicos sintéticos. Além de causar a morte de plantas e animais, a água poluída também impacta diretamente na saúde da população local, que muitas vezes não dispõem de outras fontes de água doce para consumir.

Bangladesh é um dos países do mundo com o maior número de fábricas têxtis e a Levi’s está em várias partes do país. Uma petição foi criada pedindo que a grife remodele o seu modo de produção e adote prática mais sustentáveis. Para assinar, clique aqui.

Comente

Comunicar erro

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação
               

Veja Também

ir para o topo